Casa Branca confirma encontro entre Trump e Zelensky em Palm Beach para tratar de cessar-fogo. O presidente norte-americano e o líder ucraniano devem se encontrar neste domingo, 28, em Palm Beach, Flórida, às 13h, em uma reunião bilateral com foco nas negociações por um cessar-fogo com a Rússia.
Zelensky, em publicação na rede X, afirmou que trabalha com os EUA em um “roteiro para a prosperidade da Ucrânia” com horizonte até 2040. O plano prevê metas como aumento da esperança de vida, retorno de refugiados, crescimento do PIB per capita, geração de empregos e garantias de segurança. Em etapas futuras, inclui maior acesso a mercados internacionais e adesão à União Europeia.
A reunião ocorre em meio à intensificação da ofensiva russa contra a Ucrânia. Na madrugada de sábado, a Rússia lançou quase 500 drones e cerca de 40 mísseis, segundo autoridades ucranianas, mirando principalmente a infraestrutura energética e civil de Kiev e provocando quedas de energia em bairros da capital.
Segundo o grupo DTEK, um dos principais investidores no setor elétrico da Ucrânia, os bombardeios deixaram mais de 1 milhão de residências sem energia na capital e na região metropolitana. No começo da manhã, cerca de 700 mil clientes estavam sem energia, chegando a 750 mil ao longo do dia.
Zelensky comentou a ofensiva, criticando as ações de Moscou e dizendo que “a Rússia continua a atacar nossas cidades e nosso povo. Até propostas de cessar-fogo no Natal foram rejeitadas, com uma escalada nos ataques de mísseis e drones”.
Com os desdobramentos, líderes globais acompanham os acontecimentos em meio a uma escalada de ataques enquanto o mundo aguarda por avanços que possam abrir caminho a um cessar-fogo duradouro e a progressos diplomáticos.
O que você pensa sobre esse encontro e as perspectivas de um cessar-fogo? Deixe seu comentário e participe da discussão.

Facebook Comments