Seca lembra crise de 2014 e SP não descarta rodízio de água em 2026

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo estadual e especialistas alertam que o rodízio de água pode entrar em vigor na Grande São Paulo em 2026, caso a escassez se agrave nos próximos meses. O Plano de Contingência elaborado pela SP Águas prevê chegar a setembro de 2026 com um patamar mínimo de 30% de reserva no Sistema Integrado Metropolitano, como salvaguarda diante de cenários de seca.

Até agora, o Sistema Cantareira recebe 20 m3/s, o equivalente a 40% da média histórica de dezembro (50 m3/s). O nível do reservatório está em 20,4%, abaixo dos 28% registrados em dezembro de 2013. No conjunto das represas que abastecem a Grande São Paulo, o índice é de 26,5% neste momento, frente a 42,1% naquela época, ainda com o Sistema São Lourenço inexistente na primeira metade da década passada.

A diferença apontada por especialistas e autoridades é que o sistema atual é mais resiliente, com integrações entre as barragens e transposições que chegam a 8 m3/s da bacia do Rio Paraíba do Sul para minimizar problemas.

Camila Viana, diretora-presidente da SP Águas, afirma que já foi traçado um plano de contingência observando todo o ciclo hidrológico, que se encerra no fim do terceiro trimestre de 2026.

“O rodízio é a última medida e depende de como se dá o comportamento dos reservatórios no período chuvoso. Em grande parte, está no horizonte e faz parte do planejamento das faixas de atuação, que depende agora de como a gente vai ter o comportamento no ciclo hidrológico.”

Sobre as obras, a presidente da SP Águas informou que a transposição do Itapanhaú para o Sistema Alto Tietê foi antecipada e já está em operação. Outras intervenções estão previstas para 2026, com o objetivo de evitar medidas mais restritivas como o rodízio.

E você, o que pensa sobre o rodízio de água como recurso de último caso para a cidade? Compartilhe suas opiniões nos comentários e participe da discussão sobre a gestão dos recursos hídricos da região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia prende suspeitos de atentado a diretor de Inteligência

O suspeito de atirar no vice-chefe do GRU, Vladimir Alekseyev, foi detido em Dubai e extraditado para a Rússia, informou o Serviço Federal...

Ex-Flu, Washington flerta com MDB para disputar eleição em Brasília

Ex-jogador e atacante de destaque, Washington Coração Valente Valente se aproximou do MDB para disputar as eleições como deputado federal por Brasília, cidade...

BRB vira dono de concessionária de cemitérios em SP ao assumir ativos do Master

Resumo SEO: O BRB assumiu ativos do Master após confirmar que as carteiras de crédito vendidas por R$ 12 bilhões eram podres, e...