‘Zelensky não tem nada até que eu aprove’, diz Trump antes de reunião sobre Ucrânia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Trump afirma “Vamos ver o que ele tem” antes de reunião com Zelensky sobre fim da guerra na Ucrânia

Antes da reunião diplomática para discutir a situação da Ucrânia e o fim do conflito com a Rússia, o presidente dos EUA, Donald Trump, mostrou reticência à proposta apresentada pelo líder ucraniano, Volodimir Zelensky. Em entrevista ao Politico, Trump afirmou: “Ele não tem nada até que eu aprove”. Zelensky havia dito aos jornalistas que levaria um plano atualizado, com 20 pontos, incluindo a criação de uma área desmilitarizada como parte do acordo de paz. O governo russo disse que ainda está formulando sua posição.

“Vamos ver o que ele tem”, repetiu Trump na sexta-feira, dois dias antes do encontro marcado com Zelensky. Ao longo das negociações, os EUA pressionaram a Ucrânia a recuar de algumas exigências iniciais, enquanto a Rússia mantém a maior parte de suas condições. Trump também sinalizou otimismo sobre um possível diálogo com Putin, dizendo que “vai correr tudo bem com Putin” e que pretende falar com o líder russo em breve.

Zelensky, por sua vez, avisou que não poderia afirmar se o encontro resultaria em um acordo definitivo, mas disse que ambos os lados buscarão finalizar o máximo possível. O anúncio da reunião veio após uma nova rodada de negociações entre Washington e Kiev, que resultou no plano de 20 pontos para o fim do conflito. A agenda prevê avanços num possível acordo, incluindo garantias de segurança e desfechos diplomáticos.

Na madrugada de sábado, Kiev foi alvo de um ataque russo com mísseis e drones, que deixou 11 pessoas feridas. A violência ocorre em meio ao esforço diplomático para encerrar o conflito antes do Ano Novo, com as partes buscando um desfecho que atenda, ao menos parcialmente, às suas posições.

O cenário permanece tenso e as próximas horas serão decisivas para entender se o encontro entre Zelensky e Trump poderá avançar rumo a um acordo viável. E você, qual leitura faz sobre as chances de um desfecho pacífico neste momento? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que só viu ‘uma parte’ do vídeo racista contra Obama e Michelle

Nesta sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, o presidente Donald Trump afirmou que não viu a parte final do vídeo que publicou em...

Vice-presidente dos EUA é vaiado na abertura das Olimpíadas de Inverno

Resumo SEO: JD Vance, vice-presidente dos EUA, foi vaiado na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão, quando apareceu em telão ao...

Em meio pressão dos EUA sobre Groenlândia, Canadá e França planejam consulados na ilha

Canadá e França planejam abrir consulados diplomáticos na Nuuk, capital da Groenlândia, demonstrando apoio à Dinamarca, aliada da OTAN, e à ilha ártica...