Mãe, bebê e outras 4 pessoas morrem em ataque a tiros em praia no Equador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Seis pessoas foram assassinadas a tiros na madrugada deste domingo (28/12) em uma área de comércio de frutos do mar na praia de Puerto López, vila de pescadores da província de Manabí, no noroeste do Equador. Entre as vítimas está uma criança de dois anos e a mãe.

Segundo o jornal regional El Diario, os autores estavam numa caminhonete e em motocicletas, portando armas de grosso calibre, e teriam atirado de forma indiscriminada. O local é considerado ponto turístico. A Polícia Nacional liga o ataque a disputas internas pelo controle territorial após a fragmentação da organização criminosa Los Choneros, atuante em várias províncias litorâneas.

O ministro do Interior, John Reimberg, chegou a Puerto López para coordenar ações contra grupos criminosos. Mesmo com o reforço policial, até o momento não houve prisões.

A possível causa envolve o enfrentamento entre facções: as investigações apontam que as seis mortes teriam relação com dois assassinatos ocorridos na noite de sábado (27/12), a poucos quarteirões da praia, das quais duas pessoas são apontadas como líderes da gangue.

O Equador tem vivido uma onda de violência nos últimos anos, causada em parte pela mudança nas rotas do tráfico de drogas. Entre 2019 e 2024, os homicídios aumentaram 588%, tornando o país um dos mais violentos da América Latina.

Este episódio eleva a preocupação com a segurança na região litorânea e evidencia os desafios do combate ao crime organizado no país. Compartilhe nos comentários suas opiniões sobre como reduzir a violência e proteger moradores e visitantes.

Meta descrição: Seis pessoas foram mortas a tiros na praia de Puerto López, Equador, incluindo uma criança de 2 anos, em meio a disputas entre facções pelo controle territorial; o país registra aumento expressivo da violência nos últimos anos. Palavras-chave: Puerto López, Equador, violência, homicídios, Los Choneros, tráfico de drogas, Manabí, crime organizado, segurança pública, litoral equatoriano.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula recebeu escola que o homenageou fora da agenda no Alvorada

O presidente Lula (PT) recebeu representantes da escola de samba Acadêmicos de Niterói fora da agenda oficial, no Palácio da Alvorada, em setembro deste...

Palmeiras x Capivariano: saiba onde assistir ao jogo do Paulistão

Palmeiras e Capivariano jogam neste sábado (21/2) pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Equipes buscam vaga na semifinal do torneio

MP emite recomendação para que Palmeiras atualize plano urbanístico após mais de 25 anos sem revisão

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou ao Município de Palmeiras, no último dia 5, a revisão urgente da Lei Municipal nº...