Zelensky chega a Mar-a-Lago para discutir guerra da Ucrânia com Trump

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reuniu-se neste domingo (28/12) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Mar-a-Lago, o clube privado do republicano em Palm Beach, na Flórida.

Ao lado de Zelensky, Trump afirmou que Rússia e Ucrânia estão no estágio final das negociações para a implementação de um plano de paz.

“Nós estamos nos últimos estágios de conversa. Se não chegarmos a um acordo, essa guerra vai continuar por muito tempo, milhões serão mortos, e ninguém quer isso”, afirmou Trump.

A reunião entre os líderes acontecerá a portas fechadas no salão principal do complexo. Autoridades europeias devem acompanhar o diálogo por telefone.

A chegada do líder ucraniano acontece poucas horas depois de Trump afirmar que conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em publicação na Truth Social, o republicano descreveu a ligação como “boa e muito produtiva”.

O telefonema ocorreu em meio a uma intensificação dos ataques russos com mísseis e drones contra Kiev, o que elevou a pressão internacional por avanços diplomáticos e deu caráter de urgência à reunião com Zelensky.

O enviado especial do Kremlin, Kirill Dmitriev, também classificou a conversa entre Trump e Putin como produtiva.

Este é o quarto encontro entre Zelensky e Trump em busca de garantias de segurança para a Ucrânia. O encontro mais tenso ocorreu em fevereiro, quando os dois protagonizaram um embate no Salão Oval.

Em agosto, os líderes voltaram a se reunir, desta vez com a presença de representantes europeus. Já em outubro, Zelensky esteve em Washington para tentar obter mísseis de cruzeiro Tomahawk, pedido recusado por Trump.

Na reunião, o presidente ucraniano pretende apresentar um plano viável para a paz e discutir garantias de segurança e a reconstrução da Ucrânia. Mais cedo, Zelensky afirmou que as decisões sobre o fim do conflito dependem do apoio dos aliados de Kiev.

Convido você a deixar sua opinião nos comentários sobre as negociações e o papel dos líderes nessa busca por uma solução para a Ucrânia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo de pastor admitindo “surra” no filho de 10 anos viraliza; veja

Um vídeo que começou a circular neste sábado (24/1) colocou o pastor Edson Cursino, da Assembleia de Deus Ministério de Taubaté, no centro...

Palmeiras x São Paulo: confira escalações do clássico pelo Paulistão

Palmeiras e São Paulo disputam o clássico Choque-Rei pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, neste sábado, 24 de janeiro, às 18h30, na Arena...

PM prende dupla com carro roubado em Lauro de Freitas

Na noite de sexta-feira (23), dois moradores foram presos em Lauro de Freitas, na Rua Jurupoca, Vilas do Atlântico, após abordagem da Polícia...