Netanyahu se reunirá com Donald Trump nesta segunda-feira nos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, viajará aos EUA para se reunir na segunda-feira (29) com o presidente Donald Trump, na Flórida, conforme confirmou a agência EFE, via porta-voz do gabinete dele. Será a quinta vez que os dois mandatários se visitam nos EUA desde o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro. O encontro deve ocorrer na mansão de Mar-a-Lago, em Palm Beach.

Embora não haja agenda pública divulgada, a dupla deve tratar do avanço da fase dois do cessar-fogo em Gaza e da suposta ameaça de Irã e Hezbollah a Israel. A segunda fase do plano de paz de Trump, que pode começar em meados de janeiro, exige desarmar o Hamas, estabelecer uma força internacional de estabilização, a retirada total das tropas israelenses de Gaza e a criação de um governo de transição.

Segundo o jornalista Barak Ravid, próximo de Trump em Washington, o círculo próximo do presidente já se cansou de Netanyahu, exceto o próprio Trump. Além das cinco reuniões entre eles neste ano, Trump esteve por algumas horas em Jerusalém em 13 de outubro, quando restavam poucos reféns em Gaza, e fez um apelo pela paz. Em discurso ao Parlamento israelense, Trump disse que Israel, com a ajuda dos EUA, pode transformar vitórias obtidas pela força em paz e prosperidade no Oriente Médio.

Paralelamente, em Israel aumentam as tensões internas relacionadas ao caso Catargate, que envolve acusações de pagamentos do Catar para promover Doha durante a ofensiva em Gaza, além de protestos contra o projeto de lei de alistamento de ultraortodoxos.

Como essa reunião pode influenciar a situação no Oriente Médio? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o papel dos EUA nesse processo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terremoto de magnitude 6 atinge Chimbote, no Peru, e deixa 25 feridos

Um terremoto de magnitude 6 atingiu no sábado a cidade portuária de Chimbote, cerca de 450 quilômetros ao norte de Lima, no Peru....

‘Decisões que serão tomadas dependem de nossos parceiros’, diz Zelensky

Segundo Zelensky, apenas nesta semana a Rússia lançou mais de 2.100 drones de ataque, cerca de 800 bombas aéreas guiadas e 94 mísseis...

Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que o acordo de paz na Ucrânia avançou 95% após a reunião com...