Terremoto de magnitude 6 atinge Chimbote, no Peru, e deixa 25 feridos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um terremoto de magnitude 6 atingiu no sábado a cidade portuária de Chimbote, cerca de 450 quilômetros ao norte de Lima, no Peru. Segundo autoridades locais, 25 pessoas ficaram feridas e houve danos a escolas, casas e ao principal hospital da cidade. Vídeos compartilhados nas redes mostram supermercados com mercadorias no chão. O tremor ocorreu às 21h51 (23h51 em Brasília), a uma profundidade de 52 quilômetros. O epicentro foi registrado no Oceano Pacífico, conforme boletim oficial.

Desde quinta-feira (25), o Peru registra uma sequência de abalos sísmicos, incluindo um de magnitude 4,8 neste domingo (28), a 155 quilômetros ao sul de Lima.

O Instituto Geológico, Mineração e Metalurgia informou que identificou zonas críticas por riscos geológicos nas regiões de Ancash e La Libertad, ao norte da capital. O Peru, com 34 milhões de habitantes, fica no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde ocorre a maior atividade sísmica do mundo, e registra milhares de tremores perceptíveis ao longo dos anos. Em 1970, Ancash viveu um dos terremotos mais mortíferos do país, deixando cerca de 67 mil mortos.

Informações de AFP destacam a vulnerabilidade sísmica do Peru e reforçam a importância de medidas de prevenção e de construção resistente a abalos.

O que você acha sobre a situação? Deixe sua opinião nos comentários e conte se você tem contatos na região que possam estar impactados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que aumentará tarifas globais de 10% para 15%

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Trump diz que aumentará tarifas globais de 10% para 15% ...

Ataques de Israel matam oito membros do Hezbollah no leste do Líbano

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Ataques de Israel matam oito membros do Hezbollah no leste do Líbano ...

Lula defende acordo com a Índia sobre terras raras como ‘resposta ao unilateralismo’

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Lula defende acordo com a Índia sobre terras raras como ‘resposta ao unilateralismo’ ...