357 pessoas foram presas em operações realizadas em 21 províncias da Turquia contra o Estado Islâmico (EI), divulgou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya. As ações, conduzidas de forma simultânea pela manhã, visam desarticular redes do grupo jihadista e reforçar a segurança nacional.
A ofensiva ocorre um dia após um confronto no noroeste do país, que resultou na morte de três policiais. As forças de segurança combats dos militantes do EI duraram horas e, ao todo, seis integrantes do EI foram mortos; todos os abatidos eram cidadãos turcos, de acordo com o ministério.
Na última quinta-feira, o procurador de Istambul determinou a prisão de 137 suspeitos de pertencer ao EI, após relatos de que a organização planejava ataques durante as celebrações de Natal e Ano Novo.
A Turquia, que compartilha uma fronteira de cerca de 900 quilômetros com a Síria, teme infiltrações do EI, que permanece ativo no país vizinho. As autoridades destacam que as ações visam impedir ataques e desmantelar redes jihadistas na região.
Essas medidas refletem a preocupação contínua com a segurança interna e com a estabilidade regional. Você concorda com o enfoque adotado pelas autoridades turcas no combate ao EI? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments