Master: delegada da PF e juiz auxiliar de Toffoli se desentenderam sobre depoimentos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Polícia Federal (PF) designou a delegada Janaina Palazzo para conduzir a coleta de depoimentos na investigação do Banco Master, mas houve um desentendimento com o juiz auxiliar Carlos Vieira Adamek, que atua para o ministro Dias Toffoli do STF. Janaina afirmou não ter sido informada sobre a realização de depoimentos individuais e disse ter recebido orientação da PF para promover apenas uma acareação entre o dono do Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino.

O juiz afirmou que a determinação previa, inicialmente, a colheita dos depoimentos. Para romper o impasse, Adamek ligou para Toffoli, que manteve a orientação de realizar depoimentos individuais. Janaina então pediu que a decisão do ministro fosse registrada em ata.

O STF informou, na última segunda-feira (30/12), a realização dos depoimentos individuais. A PF, porém, não teria sido formalmente avisada da mudança, já que, anteriormente, havia apenas a decisão que autorizava a acareação.

Outro ponto de atrito foi a apresentação de perguntas elaboradas por Toffoli, que deveriam ser lidas pela delegada durante a coleta dos depoimentos.

Sete horas de depoimentos marcaram a sessão. Vorcaro foi ouvido primeiro, em quase três horas, enquanto Costa e Aquino aguardavam. Por volta das 17h30, começou o depoimento do ex-presidente do BRB, que durou cerca de duas horas, e o diretor do BC foi ouvido até por volta das 21h. Ao fim dos depoimentos individuais, o diretor do BC foi dispensado e Vorcaro e Costa passaram pela acareação, após serem identificadas contradições entre as narrativas.

O episódio evidencia disputas sobre os procedimentos na investigação do Banco Master e como diferentes autoridades — PF, STF e atuação judicial — tentam alinhar os depoimentos para avançar no caso.

Se você acompanhou o desdobramento, comente abaixo como interpreta as divergências entre as instruções da PF e as decisões do STF, e o que isso pode significar para a condução de investigações dessa natureza.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Máscaras Africanas”: Olodum explica tema escolhido para Carnaval 2026 e a importância dos ensaios de verão

À vésperas do Carnaval, o Olodum agitou a Arena Canto da Cidade nesta terça-feira (30), no penúltimo dia do Festival Virada Salvador, trazendo...

Jovem morto pela namorada planejava viagem para comemorar namoro

Geovanna Proque é presa após atropelar o namorado e a amiga em São Paulo; ciúmes e transtorno depressivo são indicados pela investigação No último...

PM recupera motocicletas roubadas e com chassi adulterado em Marechal Rondon

Operação Dominus Aerae em Marechal Rondon recupera veículos e identifica adulterações Operação Dominus Aerae da Polícia Militar, realizada na madrugada desta terça-feira (30), resultou...