Arábia Saudita ataca separatistas apoiados pelos Emirados Árabes Unidos no Iêmen

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Arábia Saudita intensificou nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026, ataques aéreos no sul do Iêmen contra forças apoiadas pelos Emirados Árabes Unidos, em meio a uma operação para tomar o controle de acampamentos do Conselho de Transição do Sul (STC) na província de Haramout. Não houve relatos imediatos de vítimas, segundo autoridades locais.

O confronto ocorre após o STC ter avançado no mês anterior para Haramout e Mahra, tomando posse de uma região rica em petróleo e aumentando a tensão com a coalizão liderada pela Arábia Saudita.

A ofensiva incluiu a expulsão de forças afiliadas às Forças Escudo Nacional, apoiadas pela Arábia Saudita, grupo ligado à coalizão que combate os houthis, apoiados pelo Irã, no Iêmen. Enquanto isso, o embaixador saudita no Iêmen acusou o líder do STC de impedir que uma delegação de mediação saudita desembarcasse em Aden, no sul do país.

As tensões entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos aumentaram desde o avanço do STC, que controla áreas estratégicas na região fronteiriça com a Arábia Saudita. Até o momento, não há confirmação de número de mortos ou feridos.

A situação evidencia o jogo de poder entre potências regionais no Iêmen e segue sob o olhar do cenário internacional, com atores buscando caminhos de mediação. Deixe nos comentários sua opinião sobre o papel de Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos no conflito iemenita e o que esperar daqui para frente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem morto pelo ICE em Minneapolis era enfermeiro e cidadão dos EUA

Um homem branco de 37 anos, Alex Jeffrey Pretti, residente na cidade, morreu neste sábado em Minneapolis após um tiroteio envolvendo agentes federais...

Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos EUA devido ao pior inverno em 40 anos

Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos Estados Unidos em meio a uma tempestade de inverno que começou a causar estragos...

Trump envia dois representantes a Israel para negociar cessar-fogo em Gaza

Envio de Kushner e Witkoff a Israel para discutir o cessar-fogo em Gaza. Dois enviados do presidente americano Donald Trump chegaram a Israel...