Terremoto de magnitude 6,5 atinge a capital do México

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Terremoto de magnitude 6,5 atinge Guerrero e a Cidade do México Um abalo de 6,5 atingiu o estado de Guerrero, no sudoeste do México, e atingiu a região da capital, nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. Segundo o Serviço Sismológico Nacional, o epicentro fica a cerca de 15 quilômetros de San Marcos, próximo a Acapulco, gerando cenas de confusão, mas sem relatos iniciais de danos graves.

O tremor ocorreu por volta das 8h00, no horário local (11h00 em Brasília), e foi precedido, um minuto antes, por alarmes que acordaram moradores e turistas durante o feriado prolongado. A presidenta Claudia Sheinbaum informou, ao retornar ao Palácio Nacional, que, preliminarmente, não há relatos de danos graves. O chão começou a tremer às 7h58, horário local, conforme relatos de moradores consultados pela imprensa.

Na Cidade do México, médicos de jaleco branco, pacientes e familiares evacuaram a Clínica Londres, localizada no centro de Cuauhtémoc, em cidade central, em meio às ações de segurança adotadas durante o abalo. A evacuação ocorreu em várias áreas da capital, com moradores buscando local seguro enquanto duravam os tremores.

Parte da capital está construída sobre solo lamacento, o que aumenta a vulnerabilidade a abalos. Tremores que se originam na costa de Guerrero são os mais sentidos, dada a distância de menos de 400 quilômetros. Em 19 de setembro de 1985, um sismo de magnitude 8,1 devastou grande parte da cidade, com 12.843 mortos segundo registros oficiais, enquanto organizações civis estimaram mais de 20.000. Em 2017, outro terremoto de magnitude 7,1 deixou 369 mortos, a maioria na capital.

O México está situado entre cinco placas tectônicas, o que o coloca entre os países com maior atividade sísmica do mundo, especialmente na região da costa do Pacífico. Com o apoio do Serviço Sismológico Nacional, foram desenvolvidos sistemas de alerta, incluindo aplicativos para smartphones, que avisam sobre abalos fortes e orientam moradores a buscar abrigo. Além disso, a cidade instalou alto-falantes em postes de iluminação pública para transmitir o alerta sísmico.

Informações adicionais são apuradas pela AFP, com o governo mantendo as medidas de prevenção para reduzir riscos de futuros abalos. O episódio ressalta a importância de manter os impactos em perspectiva, dado o histórico sísmico da região e as redes de alerta que ajudam a proteger moradores e visitantes nas grandes áreas urbanas.

Encerramento Queremos saber: você já viveu ou esteve em áreas de risco sísmico? Conte nos comentários como costuma se preparar para terremotos e compartilhar dicas que possam ajudar outras pessoas a se manterem seguras.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Italiano de 16 anos é a 1ª vítima identificada em incêndio em bar nos Alpes Suíços

Um incêndio devastou o bar Le Constellation, na estância de Crans-Montana, nos Alpes suíços, na madrugada de Ano Novo. A tragédia deixou pelo...

Maduro diz que falou com Trump apenas uma vez e nega contato recente

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou em entrevista transmitida pela emissora estatal VTV que houve apenas uma conversa com o presidente dos...

Em 1ª missa de 2026, papa Leão XIV faz apelo à paz em países ‘ensanguentados pelo conflito’

O Papa Leão XIV abriu 2026 com um apelo à paz, destacando as nações “sanguentadas pelo conflito” e as famílias feridas pela violência....