Uma forte chuva na sexta-feira (2) provocou alagamentos, prejuízos materiais e transtornos em Irecê, no Centro Norte da Bahia. Em poucas horas, ruas e avenidas ficaram tomadas pela água. Carros foram ilhados, motocicletas arrastadas pela correnteza e estabelecimentos comerciais tiveram água dentro dos espaços. Também houve queda de árvores, destelhamento de casas e dificuldades no tráfego, principalmente nas áreas mais baixas da cidade.
O Terminal Rodoviário foi um dos locais mais atingidos, ficando alagado durante o temporal. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram corredores cobertos pela água, enquanto passageiros tentavam proteger bagagens e buscar locais mais seguros.
Nas proximidades do Mercadão de Irecê, um motociclista enfrentou dificuldades para evitar que o veículo fosse levado pela força da enxurrada. A situação foi contornada com o auxílio de um morador que passava pelo local e conseguiu conter a moto.
Diversos bairros apresentaram pontos de alagamento, gerando críticas relacionadas à drenagem urbana e à infraestrutura. Até o início da noite deste sábado (3), não havia informações sobre desabrigados. O Inmet informou que a região deve seguir com previsão de mais chuvas nos próximos dias.
AÇÃO DE RESPOSTA Em comunicado pelas redes sociais neste sábado, o prefeito Murilo Franca (PSB) disse que se reuniu com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para alinhar ações rápidas em benefício da população. A partir da tarde deste sábado, três postos de saúde passaram a funcionar para atendimento, nos casos das unidades de Boa Vista, Centro 2 e Lagoa do Tiô, além do CRAS do Baixão de Sinésia e da Escola Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Horizonte. A Ouvidoria municipal disponibilizou o telefone (74) 3688-6525 (WhatsApp) para emergências.
As autoridades reforçam a necessidade de atenção aos pontos já conhecidos de alagamento e orientam a população a buscar locais seguros durante chuvas intensas. A prefeitura monitora a situação e mantém equipes de resposta a Desastres prontos para atender demandas emergenciais.
Se você esteve na cidade durante o temporal ou tem informações sobre alagamentos e desabrigados, compartilhe nos comentários como a atriz de hoje impactou a sua localidade e que ações poderiam melhorar a drenagem e a mobilidade durante eventos assim.

Facebook Comments