Atriz Maria Ribeiro, ícone do cinema brasileiro e estrela de Vidas Secas, morre aos 102 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A atriz Maria Ribeiro, um dos grandes nomes do cinema brasileiro nas décadas de 1960 e 1970, morreu aos 102 anos no dia 29 de dezembro, em Genebra, Suíça, onde vivia. A confirmação foi feita pela filha, Wilma Lindomar da Silva, por meio das redes sociais.

Maria Ribeiro ganhou projeção nacional ao interpretar Sinhá Vitória em Vidas Secas, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e inspirado na obra de Graciliano Ramos. O papel definiu sua trajetória no cinema novo brasileiro.

Nascida Maria Ramos da Silva, em Sento Sé, na Bahia, a atriz teve infância marcada pelo sertão. Morou em Juazeiro (BA) e Pirapora (MG) antes de se mudar para o Rio de Janeiro aos 15 anos. Lá, trabalhou em laboratório farmacêutico, fábricas e tipografias antes de ingressar no cinema.

A virada ocorreu quando conseguiu emprego na Líder Cine Laboratórios, onde recebeu o convite de Nelson Pereira dos Santos para estrelar Vidas Secas. Com quase 40 anos e sem formação artística, Maria inicialmente hesitou, mas aceitou o desafio que definiu sua carreira.

Além de Vidas Secas, atuou em produções importantes do cinema nacional, como A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), Os Herdeiros (1970), O Amuleto de Ogum (1974), Perdida (1976), Soledade, a Bagaceira (1976), A Terceira Margem do Rio (1994) e As Tranças de Maria (2003).

Maria Ribeiro deixa a filha Wilma, a neta Karenine e oito bisnetos: Morgane, Marvin, Megane, Milan, Madigan, Marlon, Hokaan e Sara.

Deixe nos comentários suas lembranças de Maria Ribeiro, de Vidas Secas ou do cinema brasileiro. Sua opinião enriquece esta leitura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado aprova por unanimidade MP que cria o programa Gás do Povo; medida segue para sanção presidencial

Em votação simbólica nesta terça-feira, 3 de janeiro de 2026, o Senado aprovou a medida provisória 1313/2025, que cria o Gas do Povo....

Apresentado no Corinthians, Kaio César comemora título da Supercopa

O Corinthians apresentou Kaio César nesta terça-feira (3/2) por meio da coletiva de apresentação. O atacante chega por empréstimo até o fim da...

Com discurso de Jerônimo e de Ivana bastos, ALBA retomou as atividades legislativas nesta terça

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retomou os trabalhos nesta terça-feira, 3, após o recesso, com a instalação da 4ª Sessão Legislativa da...