
Carlos Bolsonaro, ex?vereador, critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por supostamente se reaproximar da Venezuela, alegando que Lula adotou uma política externa que incluiu a normalização das relações com Nicolás Maduro.
Em publicação no X, ele sustenta que, durante o governo de Bolsonaro, o Brasil rompeu relações diplomáticas com Maduro e reconheceu Juan Guaidó como presidente interino, ao lado dos Estados Unidos e de cerca de 50 países.
Segundo ele, a decisão foi tomada em resposta às eleições venezuelanas contestadas pela cooperação internacional e não respeitadas conforme o registro dos votos nas eleições locais.
Após assumir o Planalto em 2023, Lula restabeleceu relações diplomáticas e recebeu Maduro em Brasília em maio daquele ano, após oito anos sem visitas oficiais. Além disso, líderes do Foro de São Paulo assinaram memorandos para aprofundar a cooperação entre Brasil e Venezuela.
“Lula descreveu o encontro como um momento de “retomada da integração regional” e destacou a importância de recuperar o diálogo e a cooperação entre vizinhos que compartilham fronteiras e interesses econômicos.”
O texto ainda cita um tuíte de Carlos Bolsonaro, datado de 4 de janeiro de 2026, reforçando a crítica à linha externa de Lula.
E você, qual leitura faz dessa reaproximação entre o Brasil e a Venezuela e das críticas de Carlos Bolsonaro? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments