Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos desde janeiro de 2025, afirmou, a bordo do Air Force One, que a Colômbia é um “vizinho doente” que vende cocaína aos EUA e que o presidente colombiano Gustavo Petro “não ficará lá por muito tempo”. Ele disse que Washington pode realizar operações contra fábricas de cocaína no território colombiano.
Trump não detalhou quando ou como tais ações ocorreriam, mas ressaltou que os EUA não tolerarão países que alimentem o tráfico de drogas direcionado aos americanos.
O líder norte?americano defendeu uma atuação mais ativa no Hemisfério Ocidental, dizendo que a Venezuela não está do outro lado do mundo, e sim ao lado dos Estados Unidos. Segundo ele, o país se insere na doutrina “Don-Roe”, uma atualização da Doutrina Monroe para orientar a atuação na América Latina.
Ele também classificou a Venezuela como um “vizinho doente” e afirmou que Washington tem interesse direto em garantir a estabilidade na região, acrescentando: “Estamos no negócio de ter países ao redor que sejam viáveis e bem?sucedidos.”
A fala reacende o debate sobre a atuação norte?americana na região, com impactos para a segurança e o tráfico de drogas. Qual é a sua opinião sobre a postura dos EUA na América Latina? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Facebook Comments