Uma reunião decisiva para o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia deve ocorrer nesta quarta-feira (7), quando os 27 ministros da Agricultura da UE se reúnem na Comissão Europeia para tentar convencer França e Itália a assinarem o pacto. No mês passado, os dois países não assinaram, citando questões agrícolas e o receio de perdas com a entrada de commodities baratas do Mercosul, como carne bovina e café, no mercado europeu.
Todos os 27 ministros foram convidados para o encontro na Comissão, porém não está claro se todos irão participar. Os comissários Christoph Hansen (Agricultura), Maroš Šef?ovi? (Comércio) e Oliver Várhely (Saúde e bem?estar animal) também devem participar. Na pauta está a discussão sobre o sistema orçamentário e as receitas a longo prazo da UE.
A reunião reflete o esforço de destravar o acordo, diante das objeções de França e Itália e da preocupação de proteger produtores europeus frente à possível entrada de commodities baratas do Mercosul. O objetivo é chegar a uma assinatura que reconcilie as questões agrícolas com a necessidade de equilíbrio financeiro da UE.
Acompanhe as novidades sobre o tema e compartilhe sua opinião: quais impactos você enxerga para a relação entre a União Europeia e o Mercosul? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão.

Facebook Comments