Peter Byrne – PA Images / Colaborador/ Getty Images

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda incluir o medicamento à base de tirzepatida, conhecido como Mounjaro, no protocolo de atendimento para a redução de peso no SUS da capital. A governadora em exercício Celina Leão (PP) revelou a medida durante a inauguração de um campo de futebol sintético na Vila Dnocs, em Sobradinho, em 7 de janeiro.
De acordo com Celina, a intenção é oferecer o tratamento com tirzepatida para pacientes com obesidade grave. “Porque isso é política pública de saúde”, afirmou a governadora. Ela destacou que muitas pessoas com peso entre 150 e 200 kg precisam do tratamento, mas não têm condições de acesso.
“A tecnologia de ponta tem que estar à disposição do SUS para as pessoas que mais precisam. Você imagina o número de cirurgias que vamos economizar, o número de pessoas que não vão sofrer infartos pelo excesso de peso. Nós vamos investir, sim, em saúde, em esporte, muito em educação”, sublinhou Celina.
A governadora solicitou o início dos estudos para adoção do protocolo de tratamento para perda de peso à Secretaria de Saúde do DF. “Vários estados já adotaram protocolos locais”, comentou. Para Celina, é indiscutível que o tratamento tem mostrado resultados para pessoas que encontram barreiras para pagar pelo medicamento.
A ideia é mapear a viabilidade de inserir a tirzepatida no SUS para obesidade grave, ampliando o acesso a uma opção farmacológica de ponta. O anúncio reforça o compromisso de investir em saúde pública, bem como em ações de esporte e educação na cidade.
Como você vê essa medida? Compartilhe sua opinião nos comentários sobre a ampliação de tratamentos de obesidade no SUS e o papel das tecnologias de ponta na saúde pública da região.

Facebook Comments