Resumo para SEO: o Ministério Público Federal (MPF) do Amapá requisita esclarecimentos “urgentes” ao Ibama e à Petrobras sobre o vazamento de fluido biodegradável ocorrido durante a perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, localizada a cerca de 175 quilômetros da costa do estado. Os ofícios, enviados ontem, pedem manifestação e envio de documentos em 48 horas.
Segundo informações do site oficial do MPF, a medida faz parte de um inquérito civil instaurado em 2018 para apurar a regularidade do licenciamento ambiental do Ibama relacionado ao empreendimento da Petrobras.
A atuação ocorre no contexto do vazamento durante as atividades de perfuração, assunto que ganhou repercussão na imprensa e envolve órgãos de fiscalização e a estatal.
Conforme nota do Estadão Conteúdo, a requisição tem caráter urgente para esclarecer responsabilidades, as causas do vazamento e os potenciais impactos ambientais, dentro do âmbito do inquérito civil aberto em 2018 para avaliar o licenciamento ambiental do empreendimento.
Palavras-chave para entender o tema: Foz do Amazonas, Margem Equatorial brasileira, Ibama, Petrobras, licenciamento ambiental. O episódio reforça a vigilância sobre a atuação de empresas de exploração na região.
Deixe sua opinião nos comentários: você acha adequadas as ações de fiscalização nesses casos de vazamento e quais impactos públicos ou ambientais devem ser considerados?

Facebook Comments