Em entrevista no domingo (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que lhe soava “bem” uma operação no território colombiano semelhante à que resultou na captura de Nicolás Maduro na Venezuela. Ele também acusou, sem provas, o presidente colombiano Gustavo Petro de traficar drogas e afirmou que o país “não fará isso por muito mais tempo”. Trump descreveu a Colômbia como um vizinho doente que vende cocaína aos EUA.
Na quarta-feira (7), moradores da Colômbia foram às ruas em defesa da soberania, com atos em Bogotá, Barranquilla, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Ibagué, Medellín, Popayán, Riohacha, Santa Marta e Villavicencio, sob o lema livre e soberana.
A reação de Petro veio por meio das redes sociais. Ele afirmou que seu nome não consta nos arquivos judiciais sobre narcotráfico e criticou a atuação militar dos EUA na Venezuela, acusando Washington de sequestrar Maduro.
A relação entre Petro e Trump é tensa desde que o republicano reassumiu a Casa Branca em 2025. A crise ganhou contornos quando Bogotá impediu a passagem de voos com imigrantes deportados; Washington respondeu com sanções. Em setembro de 2025, bombardeios dos EUA atingiram uma embarcação colombiana e resultaram na morte de um pescador.
E você, o que pensa sobre esse embate entre autoridades dos EUA e a Colômbia? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments