PT ingressa com ações judiciais e aciona PF após opositores associarem partido e Lula ao narcotráfico

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou com uma série de ações judiciais e representações contra políticos opositores que associaram a sigla e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao narcotráfico. As medidas foram tomadas após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, no último fim de semana. Maduro deverá ser julgado nos EUA por crimes como conspiração para narcoterrorismo.

Na terça-feira, o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), protocolou uma representação à Polícia Federal contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O documento se baseia numa montagem que mostra Lula preso em uma intervenção estrangeira, e Lindbergh afirma que Nikolas deve responder criminalmente por “normalizar intervenção militar estrangeira no Brasil”. Também foram incluídos na representação o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, por declarações anteriores.

Sobre Flávio Bolsonaro, Lindbergh citou declarações de outubro, nas quais o senador afirmou que os EUA poderiam atacar “organizações terroristas” na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. “Vocês são vira-latas, defendem isso mesmo. Querem que o Brasil seja colônia norte-americana. Vamos continuar defendendo a democracia”, disse Lindbergh.

Também na terça-feira (6), conforme o jornal O Globo, o PT decidiu processar o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), que o qualificou como “narcoafetivo” ao comentar a situação de imigrantes venezuelanos no estado. Ramuth afirmou que esse êxodo pode levar essas pessoas a retornar ao país, onde poderão “desfrutar de liberdade”, criticando o governo por manter o que chamou de estado narcoafetivo.

Anteriormente, o PT já havia ingressado com uma ação por danos morais contra o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP). O parlamentar publicou um vídeo associando PT e Lula ao tráfico de drogas e escreveu “Tem que ser preso” ao lado de uma foto de Lula abraçado com Maduro. Segundo o PT, o conteúdo difunde “narrativa sabidamente falsa e difamatória” sem lastro fático ou jurídico. As informações são do O Globo.

Como você vê esse confronto entre o PT e figuras da oposição? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fábio Mota nega termo ofensivo contra Lucas Braga e promete ir à justiça: “Tomaremos providências contra essa fake news”

Antes do duelo contra o Galícia, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2026, que aconece neste domingo (22), no Barradão,...

Delegado ferido por Roberto Jefferson assume chefia na PF

O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo André Cortes Villela, ferido durante operação contra Roberto Jefferson em 2022,  que reagiu com disparos de fuzil...

CNJ abre apuração sobre decisão do TJMG que absolveu homem de 35 anos acusado de estupro contra menina de 12 anos

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de um Pedido de Providências após um homem de 35 anos ser absolvido, por maioria,...