
Uma reunião entre o presidente norte-americano Donald Trump e representantes de três grandes companhias petrolíferas dos EUA deve ocorrer na próxima sexta-feira (9/1), com a participação esperada de Chevron, ConocoPhillips e Exxon.
O objetivo, segundo o Wall Street Journal, é discutir investimentos significativos no setor petrolífero da Venezuela. A pauta acontece após Trump ter afirmado, no sábado (3/1), que as empresas petrolíferas americanas investirão bilhões de dólares no país latino, no dia da captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Trump disse ainda que o governo interino da Venezuela concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade aos EUA, vendendo o produto a preço de mercado. Ele afirmou ter solicitado ao secretário de Energia, Chris Wright, a execução imediata do plano, com o petróleo transportado por navios-tanque até portos norte-americanos.
A Venezuela concentra a maior reserva de petróleo conhecida do mundo. A Faixa do Orinoco, no leste do país, abriga pelo menos 235 bilhões de barris. O embate com os EUA remete a meados de 2007, quando Hugo Chávez nacionalizou a região, que já era explorada por companhias petrolíferas americanas. Hoje, o governo dos EUA sinalizou que empresas que saíram teriam prioridade para retornar e reconstruir a infraestrutura sucateada.
E você, o que acha dessa possível parceria entre EUA e Venezuela no setor de petróleo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments