UE avança nas negociações de acordo com Mercosul e aposta na Itália para destravar impasse

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Comissão Europeia reiterou, nesta quarta-feira (7), que espera assinar em breve o acordo de livre comércio com os países latino-americanos do Mercosul — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — graças aos progressos nas negociações entre a UE e o bloco. A porta-voz Paula Pinho não confirmou a data de 12 de janeiro para a assinatura, mas destacou que a União está “no caminho certo” devido ao trabalho e aos progressos nas conversas entre os seus 27 Estado-membros.

Antes de viajar para a América Latina, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, precisa obter o aval dos países do bloco por maioria qualificada, ou seja, o consenso entre os 27 Estados-membros.

A França declarou, nesta quarta-feira, a suspensão temporária de importações de alguns produtos agrícolas tratados com substâncias proibidas na UE, em resposta às manifestações do setor agropecuário contra o acordo UE-Mercosul. Para acalmar os produtores, Von der Leyen propôs um financiamento adicional para agricultores de cerca de 45 bilhões de euros no âmbito da futura Política Agrícola Comum (PAC) 2028-2034, equivalente a aproximadamente 283 bilhões de reais.

O impasse envolve, de um lado, benefícios de acesso a mercados para o Mercosul, e, do outro, a preservação de padrões sanitários e de produção na UE. O avanço dependerá do alinhamento entre as negociações entre os países europeus e o bloco sul-americano, além da aprovação interna necessária para seguir adiante.

Como você vê o andamento das negociações entre a UE e o Mercosul e as medidas anunciadas para acalmar as tensões no setor agrícola europeu? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataques de rebeldes separatistas no Paquistão deixam ao menos 125 mortos

Ataques coordenados de rebeldes separatistas no Baluchistão, região sudoeste do Paquistão, deixaram ao menos 125 mortos, entre civis, agentes de segurança e militantes,...

Advogados discutiram delação antes da morte de Epstein, diz jornal britânico

Documentos do Departamento de Justiça dos EUA revelam que os advogados de Jeffrey Epstein discutiram uma possível cooperação com o FBI semanas antes...

Trump diz que governo vai protejer prédios federais de forma ‘vigorosa’

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste sábado na Truth Social que instruiu a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, a...