Zema cria segurança a ex-governadores antes de deixar governo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Minas Gerais amplia a proteção policial a ex-governador Romeu Zema por dois anos, com possibilidade de prorrogação, e reorganiza o gabinete militar do governador.

O Decreto nº 49.154/2025, assinado por Zema e publicado no Diário Oficial em 30 de dezembro, estende a proteção a ex-governadores e ex-vice-governadores por dois anos, com a possibilidade de extensão de mais dois anos pelo governador em exercício, até o fim do mandato.

A medida também detalha a composição da equipe de segurança, que será formada por três policiais militares, incluindo um oficial no posto de major e duas praças, conforme escala que garanta o revezamento legal.

“Os serviços de segurança governamental ao ex-governador e ao ex-vice-governador serão realizados com equipes compostas por três policiais militares, sendo um oficial PM, limitado ao posto de major, e duas praças PM, por turno de serviço, mediante escala que permita o revezamento legal”,

diz trecho do decreto assinado por Zema.

Além de ampliar o período de proteção, o decreto reorganiza o gabinete militar do governador ao prever outras alterações na estrutura de segurança.

A medida ocorre num momento em que Zema projeta a pré-candidatura à Presidência. Anunciada em julho do ano anterior, a candidatura exige que ele deixe o cargo até abril para disputar o Palácio do Planalto.

Em síntese, a atualização reforça a proteção de lideranças regionais e sinaliza mudanças no aparato de segurança de Minas Gerais, em meio a um cenário político também marcado pela corrida presidencial.

Gostou da apuração? Deixe sua opinião nos comentários sobre a ampliação de proteção a ex-ocupantes de cargos públicos e as implicações para a política de Minas Gerais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menino que sobreviveu a queda de 10º andar visita clube do coração. Vídeo

Brenno Fernandes Girdziauckas, 4 anos, conhecido por ter sobrevivido à queda de 10º andar em Ribeirão Preto, visitou o Botafogo de Ribeirão Preto...

Juiz manda soltar menino equatoriano de 5 anos preso pelo ICE nos EUA

Um juiz federal dos Estados Unidos determinou, neste sábado (31/1), que o menino equatoriano Liam Ramos, de 5 anos, e o pai dele,...

Comissão de mortos compara “Quarto Branco” do Big Brother Brasil a práticas da ditadura

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da ditadura militar criticou a dinâmica "Quarto Branco" no Big Brother Brasil, em carta enviada...