A reação do autor do PL da Anistia após o veto de Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado Marcelo Crivella, autor do projeto de lei que prevê a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, reagiu ao veto do presidente Lula à proposta. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (8/1) em cerimônia no Palácio do Planalto.

Em declaração à coluna, Crivella lamentou o veto, ressaltando que, como autor do projeto aprovado pelo Congresso, lamenta profundamente a decisão. “Como autor do projeto de lei da anistia, aprovado pelo Congresso Nacional, eu lamento profundamente que o presidente Lula tenha vetado”, afirmou.

O relator do projeto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), foi citado como responsável por converter a proposta original de anistia em dosimetria das penas. Ele afirmou que o Legislativo deve reverter a decisão do Executivo e que haverá questionamento judicial. Segundo Crivella, partidos de esquerda devem acionar o STF por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), mantendo a disputa aberta.

Crivella respondeu que “Portanto, a luta só começou” e pediu a apoiadores que orem e peçam a Deus por justiça. Na fala, ele mencionou o Supremo ao dizer que, na sua visão, “justiça é o voto do ministro Fux”, referindo-se ao julgamento envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso que move a tramitação da matéria.

A cerimônia no Planalto também foi marcada por imagens do ato defendido pela democracia, celebrado três anos após os eventos de 8 de janeiro. A cobertura destacou as falas que cercam a tramitação do PL e as perspectivas de novos encaminhamentos legais na disputa entre Executivo e Legislativo.

E você, o que acha sobre a discussão em torno da anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo para seguirmos examinando os próximos passos desse debate.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibaneis entrega chaves de novo condomínio no Riacho Fundo II

O governador Ibaneis Rocha entregou as chaves do Condomínio Ana Maria, no Riacho Fundo II, Distrito Federal, como parte dos programas habitacionais da...

Endocrinologista ensina hábitos simples para evitar picos de glicose

Os picos de glicose no sangue, comuns após a ingestão de determinados alimentos, podem trazer prejuízos à saúde mesmo em pessoas que não têm...

Brasileiros vêem melhoria para os mais pobres, mas reprovam segurança no país no Governo Lula, aponta Paraná Pesquisas

Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em janeiro de 2026 traça a percepção dos brasileiros sobre áreas sociais sob o governo...