Hemoba emite alerta para baixo estoques de sangue na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) emitiu um alerta após identificar estoques de sangue em nível crítico. No comunicado enviado ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (8), o hemocentro informou que a participação de doadores é urgente para garantir o atendimento aos pacientes da rede hospitalar pública em todo o estado.

Segundo o Hemoba, o início do ano é tradicionalmente marcado pela queda no número de doações, reflexo de feriados, férias escolares e viagens. Esse recuo prejudica a reposição dos estoques justamente em um período de demanda que tende a aumentar.

O aumento do fluxo nas estradas eleva o risco de acidentes, ampliando a necessidade de transfusões, além de manter o atendimento regular a pacientes em tratamento, cirurgias e emergências. Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão em estoque crítico na Hemoba, com níveis inferiores a 24 horas de atendimento, o que exige mobilização imediata de doadores.

“Historicamente, o início de janeiro é um dos períodos mais desafiadores para a manutenção dos estoques de sangue, mas também é um momento de refletir sobre solidariedade e cuidado com o próximo. Cada bolsa doada representa esperança para pacientes que lutam pela vida. Reforçamos o chamado para que doadores regulares procurem as nossas unidades de coleta na capital e no interior”, afirma o diretor-geral Luiz Catto.

ONDE DOAR: em Salvador, o posto temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. As unidades fixas atendem nos seguintes horários: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, aos sábados das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrio, segunda a sexta, 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, terça a sexta, 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), segunda a sexta, 7h10 às 11h30 e 13h às 16h. Informações sobre doação podem ser encontradas no site da Hemoba.

CRITÉRIOS: para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 devem estar acompanhados pelo responsável legal, e pessoas com 60 anos ou mais só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum nem ter consumido álcool nas últimas 12 horas e não fumar por pelo menos duas horas antes. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

Cada doação faz a diferença. Procure uma unidade Hemoba ou o posto fixo da rede na capital ou no interior para contribuir com quem precisa. Sua doação pode salvar vidas.

E você, já doou ou pretende doar? Conte nos comentários como foi a sua experiência ou por que decidiu ajudar nesta causa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ determina retomada de inquérito sobre compra de respiradores por Rui Costa no período da pandemia

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, determinou a retomada do inquérito da Polícia Federal que apura irregularidades na...

Estrangeiros fraudavam dados para receber benefícios no Brasil

A Polícia Federal prendeu dois estrangeiros em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, suspeitos de fraudar documentos e fornecer informações falsas para...

“Vou morrer, Deus”: mulher confundida com ladra foi baleada já no chão. Veja vídeo

A noite de 4 de janeiro de 2026 mudou drasticamente a vida de Cléia Maria da Silva, 44 anos, e Thiago Soares, 40,...