Meta descrição: Líderes no Congresso avaliam derrubar o veto de Lula ao PL da Dosimetria, com a oposição apostando que a base governista não manterá o veto. A operação envolve Centrão, recesso e negociações políticas entre Executivo e Legislativo.
Líderes partidários do Congresso avaliam derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PL da Dosimetria, assinado durante a cerimônia que marcou os três anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A decisão deverá ocorrer já na volta do recesso parlamentar, no início de fevereiro.
A oposição e caciques do Centrão ouvidos pelo Metrópoles apostam que a base do governo não conseguirá manter o veto em uma votação conjunta. O Planalto trabalha com a possibilidade de reverter 34 votos de deputados do Centrão que aprovaram a proposta, o que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O veto tinha sido indicado como certo desde a aprovação do texto no Congresso e foi anunciado por Lula justamente no evento que celebrou os três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. No ato no Planalto, o petista afirmou que a proposta buscava perdoar quem atentou contra a democracia.
A relação entre Lula e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, foi abalada desde a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal. Alcolumbre defendia que Messias fosse substituído pelo antecessor dele, Rodrigo Pacheco.
Ainda no fim de 2025, Lula ligou para distensionar a relação com o Legislativo. No ato do 8 de janeiro, o presidente ressaltou que o governo conseguiu aprovar projetos importantes em um Congresso, “majoritariamente contra o governo”, e agradeceu o empenho dos parlamentares.
E você, o que acha das articulações entre Executivo e Legislativo em votações que envolvem veto de leis? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments