Líderes avaliam derrubar veto ao PL da Dosimetria depois do recesso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: Líderes no Congresso avaliam derrubar o veto de Lula ao PL da Dosimetria, com a oposição apostando que a base governista não manterá o veto. A operação envolve Centrão, recesso e negociações políticas entre Executivo e Legislativo.

Líderes partidários do Congresso avaliam derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PL da Dosimetria, assinado durante a cerimônia que marcou os três anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A decisão deverá ocorrer já na volta do recesso parlamentar, no início de fevereiro.

A oposição e caciques do Centrão ouvidos pelo Metrópoles apostam que a base do governo não conseguirá manter o veto em uma votação conjunta. O Planalto trabalha com a possibilidade de reverter 34 votos de deputados do Centrão que aprovaram a proposta, o que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O veto tinha sido indicado como certo desde a aprovação do texto no Congresso e foi anunciado por Lula justamente no evento que celebrou os três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. No ato no Planalto, o petista afirmou que a proposta buscava perdoar quem atentou contra a democracia.

A relação entre Lula e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, foi abalada desde a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal. Alcolumbre defendia que Messias fosse substituído pelo antecessor dele, Rodrigo Pacheco.

Ainda no fim de 2025, Lula ligou para distensionar a relação com o Legislativo. No ato do 8 de janeiro, o presidente ressaltou que o governo conseguiu aprovar projetos importantes em um Congresso, “majoritariamente contra o governo”, e agradeceu o empenho dos parlamentares.

E você, o que acha das articulações entre Executivo e Legislativo em votações que envolvem veto de leis? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo: Ratinho toma atitude após ser comparado com Maduro

Um meme que circula nas redes sociais desde o fim de 2025 ganhou força no começo de 2026 ao colocar o apresentador Ratinho...

Bruno Reis sanciona nova lei que proíbe colocação antecipada de kits de praia no Porto da Barra; saiba o que muda 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, sancionou a Lei 9.928/2026, que proíbe a colocação antecipada de kits de praia na faixa de areia...

Planalto aposta em “nós contra eles” para manter veto ao PL da Dosimetria

Auxiliares do presidente Lula já se preparam para uma ofensiva após a oposição e o Centrão sinalizarem a intenção de derrubar o veto...