Lula veta integralmente o projeto que prevê redução de penas para Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Ao final de um discurso que lembrou os três anos dos atos de 8 de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o veto integral ao projeto que alteraria a dosimetria de penas para presos e condenados ligados aos ataques em Brasília.

O projeto foi aprovado no Senado em 17 de dezembro, com 48 votos a favor e 25 contra, e na Câmara, com 291 votos favoráveis e 148 contrários. Desde o início da discussão, o governo Lula se posicionou firmemente contra a tentativa de avançar com o tema.

Na prática, o texto vetado previa reduzir a pena final de condenados por diversos enquadramentos dentro do mesmo ato golpista, incluindo o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a mais de 27 anos.

Haviam divergências sobre o tempo de pena que Bolsonaro poderia cumprir caso a ideia virasse lei. Segundo o relator, a pena do ex-presidente poderia cair de sete anos para pouco mais de dois em regime fechado.

Entre as mudanças, o projeto previa que 16% (ou 1/6) da pena em regime fechado valeriam para crimes com ou sem critérios de violência ou grave ameaça. Além disso, reincidentes teriam que cumprir 20% da pena; hoje, réus primários cumprem 25% e reincidentes 30%.

O texto também criava uma regra de redução para crimes cometidos em contexto de multidão, em que quem não liderou ou financiou as ações poderia receber uma redução de um terço a dois terços da pena.

O veto integral de Lula será analisado em sessão conjunta do Congresso Nacional, podendo ser derrubado ou mantido. A sessão deverá ser convocada pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, a partir de 1º de fevereiro, quando começa o ano legislativo.

Qual é a sua opinião sobre esse veto e o futuro tratamento das penas para crimes ocorridos durante atos contra a democracia? Deixe seu comentário e compartilhe sua visão sobre como fica a atuação do Judiciário e o Legislativo diante de casos como esse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por matar cachorro com arma de pressão em região do DF

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nessa sexta-feira (30/1), suspeito de matar um...

Caetano Veloso surge fantasiado de Capitão Marvel para show em Recife: “Super-herói da minha infância”

Em clima de Carnaval, Caetano Veloso surpreendeu ao subir no palco do festival Enquanto Isso na Sala da Justiça, realizado em Recife na...

Síndico que matou corretora já foi preso por outro crime. Saiba qual

O síndico Cleber Rosa Oliveira, 49 anos, foi preso por homicídio após confessar ter assassinato Daiane Alves Souza, 43, corretora de Caldas Novas,...