Morre Mateus, segundo gêmeo siamês, após cirurgia de separação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mateus, o segundo dos gêmeos siameses de Mato Grosso nascidos em Goiânia, faleceu nesta quinta-feira (8/1) após cirurgia de separação de emergência, realizada após o falecimento de Marcos, o irmão, decorrente de quatro paradas cardíacas. O agravamento do estado de saúde de Mateus levou à intervenção, conforme o cirurgião pediátrico Zacharias Calil.

A cirurgia, extremamente complexa, visava separar os dois gêmeos unidos pela pelve. “Tivemos sucesso na separação, mas foi muito difícil, pois precisávamos separar o fígado, parte do intestino, o quadril e a perna direita. Utilizamos também a pele do outro gêmeo para o fechamento”, detalhou Calil.

Calil explicou que esse tipo de procedimento é, em geral, realizado em crianças com mais de um ano de idade, pela complexidade anatômica e fisiológica envolvida. “Neste caso, a emergência tornou a situação ainda mais delicada. Mas nosso papel como médicos é tentar salvar a vida quando há chance”, acrescentou.

Caso complexo: Marcos e Mateus nasceram unidos pelo quadril, em situação rara e desafiadora. A cirurgia mobilizou uma equipe multiprofissional especializada. Em nota, a Secretaria de Saúde de Goiás e o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU) lamentaram a morte dos gêmeos e prestaram solidariedade à família.

Os bebês nasceram com 34 semanas de gestação e, desde o parto, receberam cuidados intensivos conforme protocolos clínicos para casos de siameses. Segundo Calil, os irmãos eram conjugados isqueópagos, unidos pelo quadril e compartilhando tórax, abdômen e três pernas.

A mãe, de 22 anos e natural de Canarana (MT), realizou todo o acompanhamento pré-natal no HEMU, sem intercorrências registradas durante a gestação.

Se você tem pensamentos sobre esse caso, compartilhe nos comentários. O tema envolve desafios médicos complexos e as decisões tomadas pela equipe de saúde em situações extremas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caetano Veloso surge fantasiado de Capitão Marvel para show em Recife: “Super-herói da minha infância”

Em clima de Carnaval, Caetano Veloso surpreendeu ao subir no palco do festival Enquanto Isso na Sala da Justiça, realizado em Recife na...

Síndico que matou corretora já foi preso por outro crime. Saiba qual

O síndico Cleber Rosa Oliveira, 49 anos, foi preso por homicídio após confessar ter assassinato Daiane Alves Souza, 43, corretora de Caldas Novas,...

O relato de Tarcísio sobre a situação de Bolsonaro na Papudinha

Tarcísio de Freitas visita Bolsonaro na Papudinha; governador diz que ex-presidente está bem e discute possível prisão domiciliar Meta descrição: O governador de São...