O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, planeja uma reunião com autoridades dinamarquesas na próxima semana para tratar da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca e peça-chave estratégica no Ártico, rico em matérias-primas críticas. A iniciativa ocorre após a administração do presidente Donald Trump reafirmar a vontade de adquirir a ilha.
O governo dinamarquês informou que o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, e a contraparte groenlandesa, Vivian Motzfeldt, haviam solicitado a reunião com Rubio, conforme comunicado publicado pelo governo da Groenlândia na terça-feira. Pedidos anteriores para o encontro, no entanto, não teriam sido atendidos.
Rubio disse a um grupo seleto de legisladores que a administração republicana pretende, se houver chance, comprar a Groenlândia em vez de recorrer à força militar, destacando a importância estratégica da ilha na política externa dos EUA.
As informações são do Estadão Conteúdo, com a cobertura de Nicolas Robert. A reportagem ressalta que Trump não é o primeiro presidente norte-americano a avaliar de que forma seria possível adquirir a Groenlândia.
E você, o que acha sobre a possibilidade de EUA, Dinamarca e Groenlândia negociarem uma aquisição pacífica versus o uso de pressão? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments