Oposição quer análise do veto à dosimetria na 1ª sessão pós-recesso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Geraldo Magela/Agência Senado

congresso nacional
1 de 1 congresso nacional – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Parlamentares da oposição articulam para que o veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Projeto de Lei (PL) da Dosimetria seja analisado logo na primeira sessão do Congresso Nacional após o recesso parlamentar. A avaliação do grupo é de que o tema não deve se arrastar ao longo do ano legislativo e precisa ser enfrentado de imediato, como uma das primeiras votações de 2026. Para a apreciação, porém, é preciso que o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), convoque uma sessão.

O veto foi imposto pelo chefe do Executivo na quinta-feira (8/1), dia em que o Planalto realizou um evento para lembrar os três anos dos ataques às  sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. O movimento, contudo, já era amplamente esperado entre oposicionistas.

Do jeito que foi aprovado, o PL pode também beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente cumpre sua pena de 27 anos e 3 meses após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar a trama golpista.

A oposição vê no veto integral, e na forma como foi anunciado – durante um evento no Planalto com a presença em peso de aliados – uma forma de marcar posição política e impor uma derrota simbólica ao Congresso.

Leia também

Nos bastidores, líderes da oposição afirmam que o assunto já vinha sendo tratado antes mesmo do veto ser oficializado, sendo debatido inclusive com Alcolumbre.

A estratégia, agora, é pressionar o comando do Legislativo para incluir a apreciação do veto na primeira sessão conjunta do Congresso, evitando que a pauta seja empurrada para o segundo semestre.

Apesar da ofensiva da oposição, ainda não há definição sobre quando a análise do veto ocorrerá e há quem especule que a decisão acerca da matéria seja tomada ainda durante a primeira reunião de líderes depois da volta do recesso, com a retomada dos trabalhos prevista para 2 de fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileiros vêem melhoria para os mais pobres, mas reprovam segurança no país no Governo Lula, aponta Paraná Pesquisas

Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em janeiro de 2026 traça a percepção dos brasileiros sobre áreas sociais sob o governo...

Secretário defende consórcio do DF e GO: “Não tem outra solução”

Entorno do DF e Goiás avançam com consórcio para a gestão do transporte público Um consórcio entre o Distrito Federal e Goiás para a...

Kassab diz que pode deixar governo Tarcísio por demandas eleitorais do PSD

O secretário estadual de Governo da gestão de Tarcísio de Freitas, Gilberto Kassab (PSD), afirmou nesta sexta-feira...