Planalto aposta em “nós contra eles” para manter veto ao PL da Dosimetria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Auxiliares do presidente Lula já se preparam para uma ofensiva após a oposição e o Centrão sinalizarem a intenção de derrubar o veto integral ao PL da Dosimetria. O governo busca manter a narrativa de que o Congresso atua para proteger interesses de pessoas que atentaram contra a democracia, citando o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A estratégia segue o padrão da PEC da Blindagem: a base do governo avalia acionar diferentes grupos de movimentos sociais e até artistas para pressionar parlamentares a adotar a linha apoiada pelo veto, buscando consolidar a posição do Palácio do Planalto no Congresso.

Segundo o Metrópoles, Lula optou por vetar integralmente a proposta durante a solenidade do 8 de janeiro. Mesmo aconselhado a adiar a decisão, assessores dizem que agir no ato visava ampliar o impacto político da medida.

O veto, conforme apurado, pretende sinalizar resistência a pautas que o governo entende não terem respaldo popular, fortalecendo a narrativa de defesa da democracia frente a propostas contrárias ao que foi decidido pelo Executivo. A estratégia é manter o veto e mobilizar a base para sustentar a decisão diante de opositores.

Como você vê essa ofensiva política? Deixe sua opinião nos comentários e traga sua visão sobre o desfecho do veto e o papel das mobilizações públicas nesse momento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibaneis entrega chaves de novo condomínio no Riacho Fundo II

O governador Ibaneis Rocha entregou as chaves do Condomínio Ana Maria, no Riacho Fundo II, Distrito Federal, como parte dos programas habitacionais da...

Endocrinologista ensina hábitos simples para evitar picos de glicose

Os picos de glicose no sangue, comuns após a ingestão de determinados alimentos, podem trazer prejuízos à saúde mesmo em pessoas que não têm...

Brasileiros vêem melhoria para os mais pobres, mas reprovam segurança no país no Governo Lula, aponta Paraná Pesquisas

Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em janeiro de 2026 traça a percepção dos brasileiros sobre áreas sociais sob o governo...