Conselho de Segurança da ONU marca reunião de emergência sobre Ucrânia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

ataque Ucrânia (2)
1 de 1 ataque ucrânia (2) – Foto: Serviço Estatal de Emergências da região de Zhytomyr

O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para discutir o aumento dos ataques russos contra cidades na Ucrânia, após o lançamento de um míssil com capacidade nuclear contra Lviv. O encontro foi marcado para a segunda-feira, 12 de janeiro, em meio a novos disparos do Exército russo na região.

Segundo o relato inicial, o disparo ocorreu na noite de quinta-feira, 8 de janeiro, a partir de uma região onde a Rússia realiza testes nucleares. A Ucrânia informou que a ogiva era convencional, mas o Kremlin interpretou o ataque como uma demonstração de poder nuclear.

O embaixador ucraniano Andriy Melnyk enviou uma carta à ONU solicitando providências frente ao ocorrido.

“A Federação Russa atingiu um novo e assustador nível de crimes de guerra e crimes contra a humanidade com o terror perpetrado contra civis e infraestrutura civil na Ucrânia.”


Impasses para um acordo de paz

  • Apesar do avanço das conversas entre a Ucrânia, Europa e Estados Unidos, Moscou continua com exigências consideradas inaceitáveis por Kiev para aceitar o acordo de paz.
  • Entre elas estão a retirada das forças ucranianas de áreas ainda controladas em Donetsk e o compromisso formal da Ucrânia de não ingressar na Otan.
  • No fim de dezembro, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que pretende alcançar seus objetivos “pela diplomacia ou pela força”.
  • Para o Kremlin, a neutralidade da Ucrânia e o reconhecimento das mudanças territoriais desde 2014 são condições centrais para qualquer acordo.

Esse não foi o primeiro ataque deste tipo contra a Ucrânia. Em 2024, a Rússia já havia usado um míssil Oreshnik contra o país vizinho, disparado do mesmo local utilizado para testes nucleares.

Na madrugada de sexta-feira, 9 de janeiro, a Rússia lançou um novo ataque de larga escala contra Kiev. Segundo o prefeito Vitali Klitschko, o ataque foi feito por drones e deixou ao menos quatro mortos e 19 feridos.

Episódios como esse elevam a tensão internacional e questionam as perspectivas de uma saída diplomática para o conflito. A região permanece em alerta, enquanto a comunidade internacional monitora os desdobramentos e pressiona por caminhos viáveis para a paz.

Como você vê a escalada do conflito e o papel da ONU na busca por uma saída? Deixe seu comentário abaixo com suas opiniões e perguntas sobre o tema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Isabel Veloso, influenciadora de 19 anos que lutava contra câncer terminal

Isabel Veloso, influenciadora de 19 anos, morre após longa luta contra câncer terminal em Curitiba Isabel Veloso, influenciadora brasileira de apenas 19 anos, morreu...

Mia Goth surpreende por sua transformação em Frankenstein de 2025

Frankenstein 2025, dirigido por Guillermo del Toro, chega com Mia Goth em dois papéis centrais — Elizabeth Harlander e Baronesa Claire — ao...

Isabel Veloso: relembre a luta da influenciadora contra o câncer terminal

Jovem Pan> Entretenimento> Famosos> Isabel Veloso: relembre a luta...