Ilheense assume interinamente o Ministério da Justiça

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi escolhido para chefiar a pasta de forma interina. A indicação foi publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União, substituindo Lewandowski temporariamente.

Lewandowski entregou, na quinta-feira (8), carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-ministro ocupava a pasta desde fevereiro de 2024 e afirmou ter decidido pelo afastamento por motivos pessoais e familiares.

Almeida Neto já acumula experiência pública: foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em 2014, teve o nome aprovado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar o cargo na Corte.

Natural de Ilhéus, no sul da Bahia, Almeida Neto tem trajetória consolidada no serviço público e no meio jurídico. Ele atuou por oito anos como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Na área acadêmica, foi professor e concluiu pós-doutorado e doutorado em direito pela USP. Ele é filho de Fabíola Lins e de Isaac Albagli, ex-secretário de Administração da Prefeitura de Ilhéus.

Como você enxerga essa transição na pasta? Compartilhe sua opinião nos comentários sobre o potential impacto dessa mudança na condução da Justiça e Segurança Pública no Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por tráfico de drogas durante operação no Fazenda Grande do Retiro

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira, 5, no bairro Fazenda Grande do...

De olho no G-4, Porto anuncia ingresso a preço único para duelo contra Galícia no Baianão; saiba valor

O Porto Sport Club confirmou a manutenção do valor único de R$ 25 nos ingressos da partida contra o Galícia, pela 7ª rodada...

Em Irecê, Ciro Gomes declara apoio a ACM Neto e afirma que “terceira via” é “muito bom para o país”

Na 3ª edição do Fórum SOS Bahia, iniciativa da Fundação Índigo em parceria com o União Brasil, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes,...