Meta descrição: Lula e Sánchez discutem a aprovação do acordo Mercosul-UE no Parlamento Europeu, a situação da Venezuela e cooperação regional, reforçando o multilateralismo; anúncio de ajuda humanitária e próximos encontros de lideranças progressistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o premiê Pedro Sánchez para falar sobre a aprovação do acordo Mercosul-UE no Conselho do Parlamento Europeu e sobre a situação da Venezuela. Em comunicado, o governo brasileiro disse que os líderes saudaram a passagem do texto e esperam benefícios concretos para as pessoas nos dois blocos. Também foi destacado que o acordo representa um sinal positivo de multilateralismo e de regras comerciais previsíveis e estáveis para as duas regiões.
Os dois governantes ressaltaram a declaração conjunta com Chile, Colômbia, México e Uruguai, que rejeita o uso da força nas relações internacionais. Eles ainda saudaram a notícia de que a Assembleia Nacional da Venezuela anunciará a libertação de venezuelanos e estrangeiros, entre eles espanhóis.
Lula informou que enviará 40 toneladas de insumos para tratamento de hemodiálise para recompor os danos de um centro de distribuição destruído em ataque dos Estados Unidos.
A nota da Secom também aponta que Lula e Sánchez concordaram em realizar um novo encontro entre líderes globais progressistas, no foro “Em Defesa da Democracia – Combatendo os Extremismos”. O último encontro ocorreu em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU.
Nesta quinta-feira, 8, Lula recebeu ligações do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e da presidente do México, Claudia Sheinbaum. Eles discutiram o ataque dos EUA à Venezuela, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro no fim de semana anterior. Lula convidou-os a visitar o Brasil e reforçou a necessidade de estreitar laços econômicos.
Fonte: Estadão Conteúdo.
Gostou das informações? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e conte o que você pensa sobre a relação entre Mercosul, UE e a situação na Venezuela.

Facebook Comments