Trump diz que Petro visitará a Casa Branca na primeira semana de fevereiro
O atual presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que Gustavo Petro visitará a Casa Branca na primeira semana de fevereiro. Trump afirmou que a visita deve ser benéfica para a Colômbia e para os Estados Unidos, desde que a cocaína e outras drogas sejam impedidas de entrar no país.
Os dois governos vinham mantendo uma tensão diplomática ao longo do ano passado, até concordarem em aparar as arestas numa conversa telefônica de mais de uma hora, realizada na quarta-feira (7).
Os EUA chegaram a retirar o visto de Petro após uma intervenção pública em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU, em setembro. Além disso, Washington retirou da Colômbia a certificação de sua luta antidrogas, peça essencial da cooperação militar entre os dois países por décadas.
Desde o início do segundo mandato de Trump, em janeiro de 2025, Petro tem adotado uma posição firme com o presidente norte?americano, advertindo que poderá promover mudanças significativas na política externa dos EUA na América Latina.
Após a ligação, Washington e Bogotá estudavam ações conjuntas para enfrentar a guerrilha do ELN, segundo o ministro do Interior, Armando Benedetti. A captura americana do agora deposto líder venezuelano Nicolás Maduro foi recebida com alarme por Petro. O presidente colombiano pediu a Delcy Rodríguez, atual líder interina da Venezuela, que combatam juntos o narcotráfico e busquem reduzir a tensão entre as duas nações.
A visita programada para fevereiro sinaliza a disposição de acelerar a cooperação bilateral em temas de segurança, drogas e estabilidade regional. Como você vê essa aproximação entre EUA e Colômbia? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments