A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, abriu espaço para mudanças no gabinete ao nomear o capitão Juan Escalona como ministro do Gabinete da Presidência, responsável pela agenda presidencial e pela interlocução com os diferentes órgãos do Estado. A nomeação, anunciada nesta segunda-feira, ocorre em meio à pressão de Washington sobre o novo governo bolivariano.
Escalona integrava a equipe de segurança de Nicolás Maduro e esteve na linha de frente durante o bombardeio dos EUA a Caracas no dia 3 de janeiro, que deixou cerca de 55 membros da proteção mortos. A presença dele no primeiro conselho de ministros com Delcy à frente, no dia seguinte, dissipou rumores de que estaria morto.
Além de Escalona, Delcy nomeou Aníbal Coronado para o Ministério do Meio Ambiente, anunciando as mudanças pelo Telegram. Em publicação, Delcy exaltou a lealdade, a capacidade e o compromisso de Escalona com os planos do governo bolivariano. O capitão já havia sido ajudante de ordens de Chávez e, após a morte do presidente, passou a atuar na segurança de Maduro.
Escalona também assumiu a posição de deputado no Parlamento no dia 5, após vencer as eleições de maio. A reformulação chega em meio à pressão de Washington e às mudanças na relação com os Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar satisfeito com a indicação e sinalizou a possibilidade de reunião; em Nova York, Maduro enfrenta um julgamento por narcotráfico.
O que você acha dessas mudanças no cenário político da Venezuela? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe do debate.

Facebook Comments