Delcy Rodríguez incorpora membro da escolta de Maduro ao governo interino da Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, abriu espaço para mudanças no gabinete ao nomear o capitão Juan Escalona como ministro do Gabinete da Presidência, responsável pela agenda presidencial e pela interlocução com os diferentes órgãos do Estado. A nomeação, anunciada nesta segunda-feira, ocorre em meio à pressão de Washington sobre o novo governo bolivariano.

Escalona integrava a equipe de segurança de Nicolás Maduro e esteve na linha de frente durante o bombardeio dos EUA a Caracas no dia 3 de janeiro, que deixou cerca de 55 membros da proteção mortos. A presença dele no primeiro conselho de ministros com Delcy à frente, no dia seguinte, dissipou rumores de que estaria morto.

Além de Escalona, Delcy nomeou Aníbal Coronado para o Ministério do Meio Ambiente, anunciando as mudanças pelo Telegram. Em publicação, Delcy exaltou a lealdade, a capacidade e o compromisso de Escalona com os planos do governo bolivariano. O capitão já havia sido ajudante de ordens de Chávez e, após a morte do presidente, passou a atuar na segurança de Maduro.

Escalona também assumiu a posição de deputado no Parlamento no dia 5, após vencer as eleições de maio. A reformulação chega em meio à pressão de Washington e às mudanças na relação com os Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar satisfeito com a indicação e sinalizou a possibilidade de reunião; em Nova York, Maduro enfrenta um julgamento por narcotráfico.

O que você acha dessas mudanças no cenário político da Venezuela? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe do debate.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump anuncia tarifa de 25% para quem fizer negócio com Irã; país é parceiro do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira a imposição de uma tarifa de 25% sobre todos os países que realizarem...

Mais de 600 pessoas já morreram no Irã nas manifestações contra o governo

Protestos no Irã, iniciados em 28 de dezembro por causa do custo de vida, evoluíram para uma contestação ao regime teocrático que governa...

Trump diz estar ‘inclinado’ em barrar investimentos da ExxonMobil na Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se na sexta-feira (9) com executivos de petroleiras e pediu investimentos de pelo menos US$ 100...