Nove pessoas morrem afogadas no litoral de São Paulo no fim de semana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nove pessoas morreram afogadas no litoral de São Paulo entre sábado (10) e domingo (11), segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Os casos aconteceram em Praia Grande, Itanhaém, Guarujá e Mongaguá, elevando o saldo da temporada de verão para 30 óbitos por afogamento.

No sábado, as ocorrências começaram ao meio-dia em Praia Grande, com a morte de um adolescente de 14 anos no Jardim Imperador. Às 14h50, dois homens, de 46 e 60 anos, foram vítimas em Itanhaém. Às 17h20, um homem de 21 anos faleceu em Praia Grande, e às 18h10 foi registrado o óbito de um homem de 45 anos em Guarujá.

Em Itanhaém, testemunhas relataram que o homem de 60 anos entrou em dificuldade no mar e, ao tentar salvá-lo, o amigo de 40 anos também se afogou. Ambos foram resgatados, mas não resistiram.

Ainda no sábado, Praia Grande registrou a morte de um adolescente de 14 anos no Jardim Imperador e, no entorno, um jovem de 21 anos, morador de Itaquera (capital), também perdeu a vida no mar.

No Guarujá, a Praia das Pitangueiras teve quatro pessoas em dificuldade. Três foram retiradas com vida, e a quarta vítima, um homem de 45 anos morador de Valinhos, não resistiu. A área onde ocorreu a situação é sinalizada com placas de perigo.

No domingo, a madrugada trouxe mais uma vítima para Itanhaém: um jovem de 18 anos, cuja morte ocorreu às 1h51. A sequência de ocorrências incluiu Guarujá (47 anos às 10h35 e 67 anos às 14h30) e Mongaguá (34 anos, mulher, às 13h02). Em Itanhaém, o corpo do rapaz de 18 anos foi localizado pela Polícia Militar cerca de 40 minutos após o acionamento dos bombeiros.

Mortes na temporada: Guarujá e Itanhaém lideram com 8 óbitos cada, seguidos por Praia Grande (6), Mongaguá (3), Ubatuba (2), São Sebastião (1), Ilhabela (1) e Ilha Comprida (1).

A orientação do GBMar é clara: respeitar a sinalização, seguir as instruções dos salva-vidas e evitar banho de mar em condições adversas ou após o consumo de bebidas alcoólicas. A prevenção continua sendo a melhor forma de aproveitar o litoral com segurança.

Se você já viveu ou viu uma situação de afogamento no litoral, compartilhe sua experiência e dicas nos comentários. Sua contribuição pode ajudar outras pessoas a atravessarem o verão com mais consciência e segurança.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-goleiro Bruno perde liberdade condicional dois dias após ir ao jogo do Flamengo

Ex-goleiro Bruno Fernandes tem cinco dias para regularizar liberdade condicional no Rio de Janeiro A Justiça do Rio de Janeiro divulgou, na tarde desta...

Abin abre processo contra agente de inteligência com canal no YouTube

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) instaurou um processo administrativo disciplinar contra Glauber Mendonça, oficial técnico de inteligência, que mantém o canal YouTube...

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Uma mulher foi presa em flagrante em Curitiba, Paraná, após arremessar uma gata do 12º andar de um prédio no centro da cidade....