A prefeitura do Rio de Janeiro retirou nesta terça-feira a escada de vidro conhecida como “escada do infinito”, instalada no Mirante do Arvrão, no Vidigal, Zona Sul. Sem licença ou aprovação técnica, a estrutura era usada para fotos com vista para a orla, mas não havia autorização formal para uso público.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a escada tinha 5 metros de comprimento, 12 degraus até o topo e guarda-corpo de 1,1 metro, pesando aproximadamente uma tonelada. A instalação está a cerca de 25 metros de altura em relação ao terreno mais próximo.
A prefeitura foi informada sobre a estrutura na última sexta-feira (9) e interditou o local no dia seguinte, por entender que a obra oferecia risco aos frequentadores e poderia ser comprometida pela maresia.
Os responsáveis pela instalação diziam que a escada suportava até 600 kg e que o espaço, com quase 800 mil seguidores no Instagram, atraía visitantes que subiam para ver o Rio de uma nova perspectiva. Técnicos da prefeitura, no entanto, consideraram a estrutura extremamente instável e reiteraram a necessidade de regularização. O proprietário colaborou com a fiscalização após a notificação.
O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, afirmou que a regularização é o caminho para evitar riscos e que as denúncias recebidas pela Central 1746 são tratadas pela pasta. A pasta também destacou que a maresia e a ausência de licenças impedem a permanência da estrutura.
Fique atento aos desdobramentos. Se você tem opinião sobre estruturas turísticas irregulares em áreas públicas, deixe seu comentário e compartilhe sua visão sobre o que deve acontecer com esse tipo de instalação na cidade.

Facebook Comments