Lavagem do Bonfim 2026 vai contar com mais de 1.600 policiais militares para garantir a segurança

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Considerada uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do Estado, a Lavagem do Bonfim acontece nesta quinta-feira (15) e contará com a atuação de 1.612 policiais militares, em especial durante o evento, com um investimento de R$ 354 mil apenas em horas extras.

A atuação da PMBA, via o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), contará com sete Comandos de Policiamento Regional e Especializados, além de equipes da Academia da Polícia Militar (APM) e do Centro de Formação de Praças (CFAP).

A Operação Lavagem do Bonfim 2026 foi iniciada pela PMBA na última quinta-feira (8), com um esquema especial de policiamento que se estenderá até o dia 18 de janeiro, período de celebrações.

No dia do evento principal, ocorrerão ações preventivas, monitoramento em tempo real e medidas de controle até a dispersão do público.

A Lavagem do Bonfim começa com a caminhada de oito quilômetros, partindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até a Colina Sagrada do Bonfim, percurso que atrai grande concentração de pessoas ao longo do trajeto.

Guarnições estarão distribuídas em 29 Postos Elevados de Observação (PEO) ao longo do trajeto, além de uma frota com 88 veículos — 47 duas rodas, 25 quatro rodas e 16 Bases Móveis de Segurança —, com atuação especial nos principais corredores viários, estações de transbordo, metro, terminais rodoviários e marítimos, bem como nos pontos turísticos e centros comerciais.

O reforço ainda contará com o sobrevoo de aeronaves, o uso de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), além de uma célula de intervenção tática e antibomba, todas prontas para atuar.

“A missão da PMBA é realizar o policiamento ostensivo e preventivo, por meio dos processos a pé, motorizado, montado, aéreo e com emprego de tecnologia, nas modalidades de patrulhamento e permanência, utilizando tropas convencionais e especializadas, em pontos estratégicos. Estaremos com os esforços voltados para garantir a paz e a tranquilidade da população”, explica o coronel Sérgio Simões, comandante do COPPM e responsável pelo planejamento operacional.

A expectativa é manter a segurança de moradores e visitantes, preservando a celebração sem incidentes, com a integração entre forças de segurança, órgãos municipais e organizadores do evento. Compartilhe nos comentários como você pretende acompanhar a Lavagem do Bonfim e quais medidas de segurança você acha mais importantes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil encontra corpo que pode ser de adolescente levado à força em Eunápolis

Eunápolis viveu desdobramentos no caso de Gabriel Dias, adolescente de 17 anos que estava desaparecido desde o fim de dezembro. A Polícia Civil...

Família de garoto que teve dedo esmagado em creche será indenizada

A Justiça do Distrito Federal manteve a condenação de uma creche conveniada e do governo local, fixando uma indenização de R$ 7 mil...

Mulher condenada à 12 anos por homicídio é presa pela CAEMA no bairro Liberdade, em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: A Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA) cumpriu, na tarde desta terça-feira (13 de janeiro), um mandado de...