STF nega reclamação do município de Salvador e mantém decisão que garante aposentadoria integral a servidora

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Decisão do STF mantém o direito de uma servidora de Salvador à aposentadoria com proventos integrais, negando seguimento a reclamação do município sobre o cálculo.

O caso tem origem na admissão da servidora, em 1982, para o cargo de Atendente, sem concurso público. Em 1994, ainda sob a vigência da Constituição de 1988, ela foi transposta, também sem concurso, para o cargo efetivo de Auxiliar de Enfermagem (posteriormente chamado Técnico de Enfermagem), por meio de um processo administrativo interno. Em 2009, a prefeitura reconheceu, em parecer da Procuradoria-Geral do Município, que a servidora preenchia os requisitos para aposentadoria voluntária, concedendo-lhe abono de permanência.

No entanto, em 2023, ao analisar o pedido de aposentadoria, a Prefeitura negou o pleito com integralidade no cargo de Técnico de Enfermagem. Ofereceu, alternativamente, a aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) municipal, mas com proventos calculados com base no cargo de 1988 ou pela média das contribuições. A servidora recorreu à Justiça, que lhe deu razão, determinando que a aposentadoria fosse concedida com aplicação da regra da integralidade.

A análise do ministro Dias Toffoli destacou que o núcleo da controvérsia não era o direito à aposentadoria no RPPS — já reconhecido pela prefeitura à servidora, beneficiária da estabilidade excepcional prevista no ADCT —, e sim a aplicação da regra de cálculo integral dos proventos.

O relator ressaltou ainda que a sentença questionada afirmava que «a concessão de estabilidade na função já exercida não significa a investidura do interessado em um cargo público», afastando qualquer característica de provimento ou investidura irregular de cargo.

A decisão manteve o direito da servidora de se aposentar com proventos integrais calculados sobre a remuneração do cargo de Técnico de Enfermagem.

Queremos saber sua opinião: você concorda com esse entendimento sobre o cálculo de proventos e a relação entre estabilidade e investidura? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erro grosseiro: multa para moto mostra foto de Jeep e aplica infração a 800 km de distância

Teixeira de Freitas – Júlio César, morador de Teixeira de Freitas, recebeu uma multa de trânsito com falha grave de identificação emitida pela...

Cinco mandados de prisão são cumpridos contra suspeitos de roubos de canetas emagrecedoras, em Salvador

Cinco mandados de prisão foram cumpridos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14), em Salvador, por equipes das Polícias Civil, Militar e...

Quem era Arlindo Anomalia, o Popeye Brasileiro que morreu aos 55 anos

Arlindo de Souza, conhecido como Popeye Brasileiro, faleceu aos 55 anos nesta terça-feira (13/1). Morador da localidade Águas Compridas, em Olinda, ele ficou...