9ª Feira Gastronômica de Mariscos em Barra de Caravelas vai celebrar a cultura e os sabores locais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A 9ª Feira Gastronômica de Mariscos de Barra de Caravelas acontece nos dias 30 e 31 de janeiro e promete transformar a vila de pescadores em um grande ponto de encontro entre cultura, sabores e geração de renda. Com entrada gratuita, o evento será realizado no Centro de Convivência e tem patrocínio da Suzano, além do apoio da Prefeitura de Caravelas.

Organizada pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, a feira contará com 20 barracas gastronômicas, onde as próprias marisqueiras e pescadores vão apresentar pratos variados à base de frutos do mar. No cardápio, o público encontrará moquecas, acarajés, casquinhas de siri, pastéis de camarão, bolinhos de peixe, além de espetinhos e porções grelhadas ou fritas, com preços acessíveis.

A expectativa da organização é de grande participação do público e impacto direto na economia local. Segundo a coordenadora de projetos da associação, Marina Pereira Portela, a estimativa é que cada pescador ou marisqueira envolvido possa alcançar cerca de R$ 10 mil em ganhos durante o evento. “É uma iniciativa fundamental para fortalecer a economia da comunidade e valorizar o trabalho tradicional”, destaca.

Além da gastronomia, a programação inclui atrações culturais e musicais. No dia 30, haverá apresentação de capoeira às 20h, seguida por shows de Forró O Primos (20h30), Ruy Galdino (22h) e Gil dos Teclados (00h). No dia 31, a noite começa com um aulão de carimbó, às 20h, e segue com apresentações de Pagode Nosso Stylo (22h) e Beloto (00h).

A feira acontece no Centro de Convivência de Barra de Caravelas, espaço inaugurado em 2019 a partir de debates no Conselho da Reserva Extrativista de Cassurubá, no âmbito das condicionantes marítimas do Terminal de Caravelas. Hoje, o local é referência para mais de 200 pessoas ligadas diretamente à pesca tradicional e atende toda a comunidade.

No centro, são oferecidos serviços como apoio para retirada de documentos, acesso ao seguro-defeso, guarda e manutenção de apetrechos de pesca e café da manhã diário para os trabalhadores. O espaço também abriga restaurante, lanchonete, sorveteria, loja de artesanato, auditório e sala multiuso, onde ocorrem cursos, atividades esportivas e ações culturais.

Para a Suzano, parceira do projeto, a feira reforça o compromisso com o desenvolvimento social das comunidades onde atua. “A realização da feira gastronômica é mais um exemplo de uma parceria construída junto com a comunidade, que estimula a geração de renda, valoriza a cultura local e fortalece a cidadania”, afirma Elton Ray Silva Santiago, consultor de Relacionamento Social da empresa.

Serviço
? 9ª Feira Gastronômica de Mariscos
? Dias: 30 e 31 de janeiro
? Local: Centro de Convivência de Barra de Caravelas, Rua José de Tico, próximo ao Porto dos Pescadores
?? Entrada: Gratuita

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caravelas paga a primeira parcela dos precatórios da Fundef

Uma reparação de valores pagos indevidos no período, garantindo justiça aos profissionais da rede pública de educação que atuaram em escolas municipais de Caravelas...

Câmara de Caravelas mantém aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito Silvio Ramalho

As contas do ex-prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, relativas ao exercício financeiro de 2023, foram mantidas como aprovadas com ressalvas após votação na sessão...

Maioria dos vereadores de Caravelas reprova lei orçamentária com pedido de Doutor Adauto para autorizar até cem por cento de suplementação em 2026

Por 6 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Caravelas rejeitou o pedido da gestão do prefeito Doutor Adauto para ter autorização de...