MP-BA convoca audiência pública sobre instalação de unidade de semiliberdade feminina em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoverá, no próximo dia 21 de janeiro, uma audiência pública para colher relatos técnicos e manifestações da população sobre a futura unidade de semiliberdade feminina, denominada Casa Zeferinas. O objetivo é fundamentar a atuação nos procedimentos administrativos em curso e apoiar a análise de informações relevantes.

A audiência integra a fase de instrução dos Procedimentos Preparatórios (PP) e das Notícias de Fato, para apurar fatos decisivos que influenciarão a deliberação final sobre a legalidade e a adequação do empreendimento. Também será discutida a possível incompatibilidade entre o projeto executado no imóvel e as disposições do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com potencial necessidade de vistoria técnica.

Conduzida pelo promotor Evandro Luís Santos de Jesus, da 4ª Promotoria da Infância e Juventude da Capital, a audiência visa qualificar a análise em curso e buscar consenso entre as partes, sem se confundir com uma sessão judicial, situando-se na esfera administrativa do MP.

O edital aponta participação obrigatória das partes envolvidas, com prazos diferenciados para exposições. O MP ressalta a necessidade de debater com a sociedade civil sobre práticas discriminatórias associadas às medidas socioeducativas.

A Casa Zeferinas deverá apresentar uma explanação detalhada de 50 minutos, com apoio multimídia, sobre o funcionamento do serviço, assegurando a presença de advogados para garantir contraditório e ampla defesa no âmbito administrativo.

As manifestações dos moradores, inscritas no local, serão recebidas como elementos informativos para o procedimento. Todas as falas, orais ou escritas, serão identificadas e integradas à ata circunstanciada, que acompanhará os autos dos procedimentos preparatórios.

Fique atento aos desdobramentos e participe, deixando suas opiniões e perguntas nos comentários sobre a atuação do MP-BA e a futura Casa Zeferinas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Companhia aérea anuncia mais de 50 mil assentos para Bahia na alta temporada de inverno

Azul Viagens divulgou uma oferta com mais de 50 mil assentos para destinos da Bahia na alta temporada de inverno de 2026, com...

Foragido por homicídio é identificado por reconhecimento facial no Furdunço, em Salvador

SSP-BA identificou, por meio do Reconhecimento Facial, um foragido por homicídio durante o Furdunço, festa de Pré-Carnaval encerrada na madrugada deste domingo, em...

Carreta da Saúde da PRF oferece serviços gratuitos em 4 municípios baianos

A Carreta da Saúde da Polícia Rodoviária Federal (PRF) retorna à Bahia para um novo ciclo de atendimentos gratuitos à população. A ação...