O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), sinalizou que está avaliando a legalidade de uma possível candidatura à reeleição para a Presidência da CMS no próximo ano. Questionado pela imprensa durante os festejos da Lavagem do Bonfim, na Cidade Baixa, ele indicou que, a priori, poderia disputar novamente o cargo.
“Na realidade temos que consultar. As primeiras consultas dizem que eu posso ser o candidato e se eu puder ser, pode ter certeza que irei ser. Administrativamente, foi feito algo que nunca foi feito na Câmara, nunca houve uma devolução financeira como houve esse ano, quase R$ 55 milhões de devolução, uma devolução recorde. É sinal que nós tratamos do dinheiro público com respeito e pode ter certeza que por isso irei querer, sim, mais uma vez ser presidente”, afirmou Carlos Muniz.
No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) do cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na época, ao avaliar o caso, o ministro Gilmar Mendes lembrou que, em 2022, o STF vedou a recondução ilimitada de integrantes da mesa diretora do Poder Legislativo. A decisão, no entanto, se limitava às reeleições nas Assembleias Legislativas estaduais.
Este tema aponta para o equilíbrio entre liderança local e regras constitucionais, com reflexos sobre a gestão de recursos da Casa e o futuro político na Bahia. O que você pensa sobre a possibilidade de nova eleição para a presidência da CMS? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments