A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Furvus para desmantelar uma associação criminosa especializada em furtar terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. O grupo, com base no estado de São Paulo, tinha como alvo principal cidades da Bahia.
Na Bahia, as ações foram identificadas em Camaçari (região metropolitana de Salvador), Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador), Feira de Santana (interior), Vitória da Conquista e Poções (sudoeste baiano). Além disso, o grupo também registrou atividades em Curitiba, no Paraná.
Entre novembro e dezembro de 2023, a quadrilha realizou pelo menos sete ataques: quatro furtos consumados e três tentativas. O prejuízo inicial contabilizado é de R$ 24,7 mil, e as autoridades avaliam que o montante total pode ser bem maior.
O modus operandi incluía tática silenciosa: simulação de depósito para abrir o compartimento do caixa e a utilização de um dispositivo artesanal conhecido como “jacaré” para pescar envelopes com dinheiro e cheques depositados por clientes. A Justiça Federal de Vitória da Conquista expediu quatro mandados de prisão preventiva e autorizou medidas cautelares contra um quinto integrante, cumpridos em São Paulo com o apoio da Superintendência Regional local.
Além disso, foram bloqueadas contas bancárias e bens foram sequestrados para assegurar o ressarcimento. Os investigados foram indiciados por associação criminosa e furto qualificado; caso condenados, as penas podem somar mais de 10 anos de reclusão.
Fique atento e conte pra gente nos comentários o que você acha das estratégias de combate a esse tipo de crime e como a população pode colaborar com as autoridades para evitar furtos em terminais de autoatendimento.

Facebook Comments