O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou por telefone para o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, nesta quinta-feira (15/1). A conversa partiu de iniciativa do Panamenho e teve como objetivo alinhar os preparativos para a visita de Estado de Lula ao Panamá, marcada para 28 de janeiro, quando participa da abertura do Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
Durante a ligação, ficou acordada também uma reunião bilateral entre Lula e Mulino, com foco em comércio, investimentos e cooperação a ser tratados na ocasião. Em dezembro de 2024, o Panamá ingressou no bloco de livre comércio do MERCOSUL como membro associado.
Os dois presidentes também trocaram impressões sobre a situação na Venezuela. Segundo o governo brasileiro, ambos reiteraram a necessidade de preservar a paz e a estabilidade na América Latina e no Caribe. “Coincidiram, ainda, na necessidade de fortalecimento das Nações Unidas e na defesa do direito internacional e do diálogo.”
O último contato entre Lula e Mulino havia ocorrido na 67ª Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu (PR) em 20 de dezembro, quando mantiveram uma reunião bilateral à margem do evento. Em agosto de 2025, Mulino realizou visita ao Brasil.
Essa aproximação entre Brasil e Panamá aponta para uma intensificação de cooperação econômica e diplomática, com foco em ampliar comércio, investimentos e cooperação regional. Deixe seu comentário sobre o impacto dessa agenda para a região e para você.

Facebook Comments