Lula eleva combate ao crime organizado a ação de Estado, diz novo ministro da Justiça

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo Lula passa a tratar o combate ao crime organizado como uma ação de Estado, afirmou o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva. Em entrevista nesta quinta-feira (15), ele destacou que a medida busca a atuação integrada de diferentes órgãos da União para enfrentar facções criminosas.

Segundo Lima e Silva, houve uma decisão do presidente de elevar o combate ao crime organizado ao status de ação de Estado, exigindo a atuação conjunta de todos os órgãos do Estado. O ministro ressaltou a importância de o Ministério Público estar em sintonia e de o Judiciário reconhecer a gravidade do tema para assegurar a efetividade das ações.

Ele também afirmou que a Receita Federal e a Polícia Federal já vêm adotando medidas contra segmentos do crime organizado, mas que muitas ações vão além do Executivo e de políticas de governo, demandando cooperação entre diferentes esferas.

O anúncio ocorreu durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, após uma reunião convocada por Lula para discutir estratégias de enfrentamento. Participaram do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do STF Alexandre de Moraes, o procurador-geral Paulo Gonet, o diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues, o secretário da Receita Federal Robinson Barreirinhas, o presidente do Banco Central Gabriel Galípolo, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda Dario Durigan, além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social).

A declaração reforça a estratégia de endurecimento e cooperação entre as esferas do governo para enfrentar o crime organizado, destacando a importância de ações coordenadas entre Legislativo, Judiciário e órgãos de fiscalização. Compartilhe sua opinião nos comentários sobre o tema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fazendeiros perdem 5 toneladas de peixes após avião lançar produto em represa. Veja vídeo

Caso em Padre Bernardo, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal, deixou cinco toneladas de peixes mortos após suposto despejo de produto tóxico...

VÍDEO: Avião de pequeno porte faz aterrissagem de emergência em via pública dos EUA e deixa 2 feridos

Um avião de pequeno porte realizou um pouso de emergência no meio de uma rua da Geórgia, na tarde de segunda-feira (10), atingindo...

Ataque a tiros em escola no Canadá deixa ao menos 10 mortos

Pelo menos 10 mortos em tiroteio em escola no Canadá; cidade de Tumbler Ridge em choque Pelo menos 10 pessoas morreram em um tiroteio...