Maria Corina Machado pode transferir Nobel da Paz para Trump?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nobel da Paz 2025, Maria Corina Machado, foi à Casa Branca nesta quinta-feira para entregar a medalha ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em imagens divulgadas, ela apresentou a peça emoldurada com detalhes dourados, acompanhado de uma mensagem de gratidão pela liderança de Trump na promoção da paz.

Machado explicou que o gesto simboliza o reconhecimento do povo venezuelano pelas ações de Trump para alcançar a liberdade do país, destacando a entrega durante o encontro na capital norte?americana.

Instituto Nobel Norueguês esclareceu, porém, que a transferência da medalha não é possível. Segundo o instituto, a medalha e o diploma são símbolos físicos que confirmam o prêmio, que permanece ligado à pessoa ou à organização laureada.

O comitê afirmou que o laureado não pode compartilhar, vender ou transferir o prêmio após a decisão, e que a honra, o prêmio e o reconhecimento são definitivos e para sempre ligados ao vencedor.

Além disso, o Instituto destacou que não comenta comentários políticos de laureados nem os processos em que estejam envolvidos. O prêmio é concedido com base nas contribuições do laureado no momento da decisão, e as ações futuras são de responsabilidade exclusiva do vencedor.

Os estatutos da Fundação Nobel não especificam exatamente o que pode ser feito com a medalha, o diploma ou o dinheiro, apenas indicam que o laureado pode conservá?los, vendê?los ou doá?los.

E você, o que acha sobre a ideia de transferir o Nobel da Paz? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Argentina supera meta acordada com FMI e termina ano com superávit pela segunda vez seguida

A Argentina encerrou 2025 com números positivos nas contas públicas. O ministro da Economia, Luis Caputo, informou que o superávit primário chegou a...

Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiem posição dos EUA sobre a Groenlândia

O presidente dos EUA, Donald Trump, atual líder desde janeiro de 2025, voltou a ligar política comercial à segurança nacional ao afirmar que...

Protestos no Irã perdem força após repressão violenta que deixou milhares de mortos

Protestos no Irã perdem força após repressão violenta que deixou milhares de mortos A mobilização que começou em Teerã, em 28 de dezembro, contra...