Nobel da Paz 2025, Maria Corina Machado, foi à Casa Branca nesta quinta-feira para entregar a medalha ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em imagens divulgadas, ela apresentou a peça emoldurada com detalhes dourados, acompanhado de uma mensagem de gratidão pela liderança de Trump na promoção da paz.
Machado explicou que o gesto simboliza o reconhecimento do povo venezuelano pelas ações de Trump para alcançar a liberdade do país, destacando a entrega durante o encontro na capital norte?americana.
Instituto Nobel Norueguês esclareceu, porém, que a transferência da medalha não é possível. Segundo o instituto, a medalha e o diploma são símbolos físicos que confirmam o prêmio, que permanece ligado à pessoa ou à organização laureada.
O comitê afirmou que o laureado não pode compartilhar, vender ou transferir o prêmio após a decisão, e que a honra, o prêmio e o reconhecimento são definitivos e para sempre ligados ao vencedor.
Além disso, o Instituto destacou que não comenta comentários políticos de laureados nem os processos em que estejam envolvidos. O prêmio é concedido com base nas contribuições do laureado no momento da decisão, e as ações futuras são de responsabilidade exclusiva do vencedor.
Os estatutos da Fundação Nobel não especificam exatamente o que pode ser feito com a medalha, o diploma ou o dinheiro, apenas indicam que o laureado pode conservá?los, vendê?los ou doá?los.
E você, o que acha sobre a ideia de transferir o Nobel da Paz? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Facebook Comments