Chuvas fortes devem atingir SP novamente neste domingo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo jornalístico: neste domingo (18), a cidade de São Paulo começou com variação de nuvens, períodos de sol e alta temperatura. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a temperatura mínima na madrugada ficou em 19,4°C, com a máxima prevista de 28°C para hoje e umidade chegando a 55% nos horários mais quentes.

Ao longo do dia, o tempo permaneceu abafado, com sol entre muitas nuvens. No período da tarde, áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva moderada a forte, com risco de rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de córregos. Há ainda possibilidade de deslizamentos em áreas de encosta.

No acumulado recente, o CGE aponta: nos últimos cinco dias, o volume de chuva na capital chegou a 118,7 mm, equivalente a 46,3% da média de janeiro (256,4 mm). No mês até as 7h deste domingo, já choveu 173,7 mm, cerca de 66,7% do total esperado para janeiro.

A previsão indica mudança a partir de segunda-feira (19), com a chegada de uma frente fria. As chuvas devem começar isoladas pela manhã e se intensificar durante o dia, espalhando-se pela cidade e aumentando o risco de alagamentos intransitáveis, transbordamentos e deslizamentos. À noite, ventos do sul devem provocar queda de temperatura, variando entre 25°C durante o dia e 18°C à noite.

Na terça-feira (20), a frente fria se afasta, mas o céu permanece encoberto com garoa ocasional. A umidade deve ficar acima de 70%, e mesmo sem chuva intensa, o risco de deslizamentos permanece elevado devido ao solo saturado. As temperaturas devem ficar entre 16°C e 20°C.

Fique atento aos avisos das autoridades, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos. Em caso de emergência, procure abrigo seguro e mantenha-se informado pelos canais oficiais.

E você, já planejou atividades para a próxima semana levando em conta a chuva e a queda de temperatura? Compartilhe nos comentários como pretende lidar com o tempo e qual medida de segurança você acha essencial nesses períodos de instabilidade. Queremos saber sua opinião e experiências.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil emite, pela 1ª vez, alerta extremo para celulares na capital paulista

Defesa Civil de São Paulo emitiu, pela primeira vez, um alerta extremo para celulares da capital, via Cell Broadcast. O comunicado alcança as...

Bombeiros encontram corpo de idoso desaparecido após enxurrada na zona sul de SP

O Corpo de Bombeiros informou que o corpo de Marcos da Mata Ribeiro, 68 anos, foi localizado no Rio Pinheiros, na região da...

Três pessoas morrem em queda de helicóptero no Rio

Três pessoas morreram na queda de um helicóptero em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, neste sábado, 17 de janeiro de...