Imigração venezuelana no Brasil segue estável após queda de Maduro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Imigração venezuelana no Brasil desacelera em 2026, aponta MDS e Operação Acolhida

Apesar da tensão política que envolve a Venezuela após intervenções dos Estados Unidos, a fronteira brasileira com o país não registrou alterações significativas. Em Pacaraima, RR, o principal ponto de passagem, a movimentação segue centrada entre profissionais de imprensa, turistas e equipes da Operação Acolhida, criada em 2018 para atender refugiados e migrantes venezuelanos.

Dados oficiais mostram que o Brasil recebeu desde 2018 mais de 1,3 milhão de venezuelanos. Deste total, 962.528 entraram pelo estado de Roraima, onde fica a fronteira principal, na cidade de Pacaraima. Ao todo, 731.648 venezuelanos já foram atendidos pela Operação Acolhida, que envolve governos estaduais e federais, Forças Armadas e o Judiciário.

Mesmo com a ofensiva militar dos Estados Unidos na região, 2025 registrou queda no fluxo de venezuelanos que chegam a Roraima. Segundo dados da Operação Acolhida, o fluxo diminuiu 26,94% no último ano, refletindo uma mudança que acompanha o cenário regional.

No início de 2026, o fluxo não aumentou nas primeiras duas semanas. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) aponta que 1.014 venezuelanos entraram no Brasil via Pacaraima nos 13 primeiros dias de 2026, ante 2.121 no mesmo período de 2025.

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), afirmou que o levantamento parcial do MDS, em conjunto com as equipes da operação, indica queda ou estabilização no fluxo e ressaltou que a Venezuela voltou a um clima mais tranquilo, mantendo serviços públicos estáveis para brasileiros e migrantes que nos procuram.

A Associação Venezuela Global, criada em 2021 para apoiar a integração econômica e social de venezuelanos no Brasil, informou que não houve aumento nas buscas por seus serviços nos primeiros dias de 2026. O presidente e fundador da ONG, William Clavijo Vitto, disse que, apesar da instabilidade, não houve grandes mudanças no número de imigrantes que procuram assistência.

“Como governador de Roraima tenho acompanhado de perto esse processo vivido pela Venezuela e acredito que depois de toda tensão entre os Estados Unidos e o país vizinho, a Venezuela voltou a viver um clima de tranquilidade junto à população, o que levou a não haver uma retomada da migração desenfreada e portando mantendo os serviços públicos dentro de um nível aceitável e garantindo o atendimento aos brasileiros e aos migrantes que nos procuram”, disse o governador de Roraima.

O impacto — ou a falta dele — também é sentido por organizações que atuam com venezuelanos migrantes no Brasil. A ONG Venezuela Global destaca que, apesar das mudanças, a demanda por serviços de integração e assistência permanece estável, com uma visão cautelosa sobre o futuro próximo.

“Por enquanto, a situação é só uma expectativa de que as mudanças políticas na Venezuela resultem na instalação de uma democracia. O momento é de otimismo com cautela”, afirma William.

Em âmbito internacional, surgem tensões sobre o papel dos Estados Unidos na região. Donald Trump afirma que os EUA devem conduzir a Venezuela até uma transição política, enquanto a presidente interina Delcy Rodríguez defende soberania nacional, ainda que tenha cedido a alguns desejos norte-americanos. A leitura local é de que a calma atual precisa ser acompanhada de vigilância sobre possíveis mudanças futuras.

Seja qual for o desfecho, autoridades e organizações seguem monitorando o fluxo para manter serviços públicos estáveis e assistência aos brasileiros e aos venezuelanos que precisam de apoio. E você, o que pensa sobre a imigração venezuelana e seus impactos na fronteira norte do Brasil?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volta Redonda derrota Flamengo, que segue sem vencer em 2025

No sábado (17/1), o Volta Redonda venceu o Flamengo por 3 a 1 pela terceira rodada do Campeonato Carioca, no Estádio Raulino de...

Vídeo mostra tiro e briga com 7 feridos no show de Zé Neto & Cristiano. Veja

Imagens de segurança registraram uma confusão durante o show da dupla Zé Neto & Cristiano em Praia Grande, no litoral de São Paulo,...

Defesa Civil emite alerta extremo após temporal deste sábado (17/1)

Alagamentos em São Paulo: alerta extremo persiste e previsão aponta mais chuva A cidade de São Paulo vive mais um episódio de chuva intensa...