Secretário-geral da Otan conversa com Trump sobre Groenlândia após ameaças tarifárias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou neste domingo ter conversado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação de segurança na Groenlândia e no Ártico, após as tarifas impostas por Trump a oito países europeus e a membros da OTAN que enviaram tropas à ilha. Rutte destacou que a organização continuará trabalhando no assunto e manifestou a expectativa de reencontrar Trump em Davos, no final desta semana.

Trump deverá concentrar atenções no Fórum Econômico Mundial (WEF), que começa amanhã em Davos, em meio ao aumento da tensão entre EUA e Europa por causa das tarifas. O presidente americano participará de encontros com líderes de oito países europeus e de membros da OTAN — Dinamarca, Alemanha, Noruega, Reino Unido, França, Suécia, Holanda e Finlândia — aos quais ameaçou impor tarifas de até 25% por participarem de manobras militares na Groenlândia, até que haja acordo para permitir a compra da ilha ártica.

Os embaixadores da União Europeia realizarão uma reunião extraordinária ainda nesta tarde, enquanto o bloco traça os próximos passos na resposta conjunta às tarifas impostas. A sessão visa alinhar posicionamentos e possíveis medidas para conter a escalada das tensões com os Estados Unidos.

A situação evidencia o acirramento entre Washington e seus aliados europeus, com Davos no radar para discutir caminhos diplomáticos e comerciais diante das pressões sobre Groenlândia e a região ártica. A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos e seus impactos na segurança regional.

Como você vê o papel da OTAN e das lideranças europeias neste cenário? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas perspectivas sobre os próximos passos para a estabilidade no Ártico e nas relações transatlânticas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem são os líderes mundiais convidados por Trump para integrar o Conselho de Paz para Gaza?

Meta description: Plano dos EUA para Gaza cria o Conselho de Paz, liderado por Donald Trump, com um comitê técnico palestino e um...

Irã avalia restabelecer acesso à internet ‘de forma progressiva’

As autoridades iranianas cortaram, sem aviso prévio, todas as comunicações em 8 de janeiro, em meio a uma onda de manifestações contra o...

Líder do Irã admite pela primeira vez que protestos deixaram ‘milhares de mortos’ 

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou neste sábado que milhares de pessoas morreram nos protestos que abalaram o país, responsabilizando o...